Dicas de look Tendências

Trend confirmada: a laise vai dominar o verão!

O Paraíso Feminino preparou um dossiê completo sobre a trama bordada para você aderir a tendência com sotaque francês nas altas temperaturas brasileiras, do dia a dia ao trabalho

Ele é de origem francesa, mas tem o jeitinho do verão brasileiro: o tecido laise não aparecia como protagonista no cenário fashion há algum tempo, mas desde meados de 2018 a trama vem demonstrando sinais de que voltou para ficar, saindo do óbvio e conquistando novas cores e modelagens, provando toda sua versatilidade e poder fashion, indo muito além do clássico vestido branco. 

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

Não é à toa que o tecido é uma das grandes apostas para o verão 2020. 

O que é laise e qual a origem?

Para ficar por dentro da tendência, é preciso entendê-la desde o início: a laise – também conhecida como broderie – é um tecido leve de algodão, com motivos bordados, muitas vezes vazados.

Tem origem francesa e deriva da palavra l’aise, que traduzida, significa conforto, adjetivo que tem tudo a ver com a trama, já que é feita de uma fibra natural, leve e que permite a respiração da pele. Perfeita para as altas temperaturas do verão brasileiro.

Atualmente, a trama recebe os bordados de maneira industrial, com máquinas que, quando necessário, também fazem os recortes vazados. Também é possível obter a superfície manualmente, mas o processo é extremamente trabalhoso e minucioso, com empenho e dedicação raros, dignos de peças de alta-costura.

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

E laise, é renda? A resposta é não! A laise é um tecido plano feito de algodão, apenas com detalhes bordados e, na maioria das vezes, vazados. Já a renda, possui desenhos que são resultado do entrelaçamento simultâneo de fios que se cruzam em todas as direções. Existem diversos tipos de renda, mas a laise não é uma delas.

Você tem dúvidas de como se pronuncia laise? Léze, laise ou lese? É normal algumas palavras de origem estrangeira causarem dúvidas quanto à pronúncia, mas o correto é se falar “léze”.

Laise tendência verão 2020

Fresquinha, romântica e com um ar retrô, a laise fez fama nos anos 60/70 alinhada à estética hippie, incorporando batas e peças que deixavam os ombros de fora.

Agora, a trama desponta em cores vibrantes e modelagens inusitadas, além de parecer um item nato do street style, acompanhando as principais tendências da estação e entrando para a nossa seleta lista de desejos.

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

Agora que você já sabe sobre a história do tecido e que pode usar e abusar nas altas temperaturas, vamos ao que interessa: aprender como usar laise tanto nos looks casuais quanto em visuais de trabalho, já que as tendências favoreceram ainda mais a sua versatilidade. E não importa se você é clássica, moderna, sexy, esportiva ou romântica, a laise é presença confirmada no closet para dar um ar easy chic à qualquer produção!

Laise: como e onde usar?

Em um mood clássico com vestido, delicadeza e nuances românticas, ou fora das esferas convencionais da moda, com um tom sexy ou até mesmo moderno, nós vamos te provar a versatilidade da laise e dar dicas e sugestões de como aderir ao item de maneira moderna e aclamada, veja só:

Para a mulher clássica

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest
  • No trabalho

Com uma postura sempre impecável e alinhada, a mulher clássica gosta de elegância e sofisticação até mesmo sob altas temperaturas. Para o trabalho, apostar em uma camisa de laise forrada e com mangas curtas pode ser uma ideia fresquinha e confortável. Na cor branca, ela pode pedir por uma calça de alfaiataria em tons claros e neutros, passando uma imagem amigável, porém sóbria. Nos pés, o salto alto é indispensável, mas para manter a linha confortável, o salto quadrado e as tiras mais grossas são ideais.

Embora os visuais clássicos sempre tenham uma austeridade intrínseca, a camisa de laise trouxe leveza e pincelou a composição com a suavidade que o verão pede.

Caso goste de brincar com o mix de itens mais sérios com outros sutilmente divertidos, insira um cinto em cor ou material que se destaque de maneira elegante em meio ao composé e finalize com uma bolsa utilitária que pode conversar com os tons claros do look, ou fazer um contraste interessante, caso opte pelo preto, marrom ou até mesmo azul marinho.

  • No dia a dia

Para não perder a essência clássica, opte por usar apenas uma peça de laise combinada à outras que são características do seu estilo e evite vestidos ou saias longas com o tecido, pois eles deixarão o visual com uma proposta mais romântica e delicada. 

A camisa de manga curta ou a blusa laise de alças podem ser combinadas à shorts de alfaiataria, saias mídi em tecidos frescos, mas um pouco mais estruturados, e até mesmo pantalonas e pantacourts em tecido plano com modelagens sofisticadas, que contenham pregas, bolsos e braguilha, além de sempre optar pelos tons neutros.

Se preferir, dispense o uso do salto nos passeios casuais e opte pelo conforto com classe: aposte em rasteiras minimalistas de couro ou em sandálias de tiras com salto baixo e quadrado.

Para a mulher moderna

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

Amante de peças estruturadas e totalmente desapegada da ideia de marcar o corpo em locais estratégicos, a mulher moderna também pode usar a laise da maneira que gosta: em cores fortes e mesclando a leveza do tecido com peças mais pesadas ou geométricas, quebrando a docilidade da trama.

  • Usando laise no trabalho

Para o trabalho, mescle o melhor de três mundos: moderno, clássico e romântico. Uma camisa em laise de manga curta ou ¾, com detalhes de babados nos recortes da pence – também conhecida como camisa jabot – traz a feminilidade do look, que pode ser atenuada com a cor preta – o tom preferido da moderna – ou acentuada com um tom mais claro, mas que ainda marque a identidade do estilo, como o bege ou até mesmo o branco.

Além do composé como um todo, a parte inegavelmente moderna do look vem na calça jeans destroyed de cintura alta, ou em algum modelo mais solto, como a boyfriend ou a mom jeans com barra cropped ou dobrada.

Nos pés, o clássico slingback bege com ponteira preta arremata o visual junto aos acessórios dourados de mesmo tom, como brincos médios, relógio tradicional e óculos de sol. Os cabelos também podem – e devem – ser elemento importante no look, e para ganhar o devido destaque, prenda-o em um rabo de cavalo ou coque, ambos bem alinhados.

  • No dia a dia

Além do preto e dos típicos contrastes, a mulher moderna também gosta de tons mais intensos, mas que mantenha a sobriedade do visual. Para o dia a dia, peças únicas como vestidos e macacões proporcionam praticidade e são capazes de incorporar visuais autênticos e democráticos: transitam em diversos ambientes.

Mas um simples vestido laise não faz a alegria da mulher do estilo moderno: quanto mais detalhes interessantes, melhor. A simplicidade talvez não agrade tanto, a não ser que a peça seja mais estruturada e conte com alguns toques masculinizados.

Se está pensando em aderir à peça da vez, opte pelo comprimento mídi com detalhes em babados na barra, nas mangas e no decote, remetendo à uma estética vitoriana. A cintura marcada, embora não seja essencial, pode deixar o visual mais harmonioso.

Nos pés, sandálias de salto quadrado e tiras médias ou grossas apresentam uma proposta mais poderosa, já as rasteiras minimalistas de couro trazem um toque despojado, mas ainda assim, com uma pitada de dramaticidade.

A sandália bico folha e bico quadrado também despontam como tendência e suas formas geométricas podem complementar o look moderno. Leia mais sobre o calçado da vez clicando aqui!

A cor do visual é muito importante para o estilo moderno, portanto, opte pelo vestido laise na cor preta ou em tons mais escuros de vermelho, laranja, amarelo, rosa, azul, roxo ou verde e escolha cores neutras ou complementares para os calçados e obtenha uma produção de impacto. Além disso, os acessórios também são muito importantes: aposte em brincos, anéis ou colares com formas geométricas bem acentuadas em tons neutros ou intensos.

Para a mulher sexy

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

Devido aos detalhes vazados que deixam um pouco mais de pele à mostra, o tecido laise torna-se perfeito para as mulheres com um estilo mais sensual. A união da transparência sutil que os vazados proporcionam com modelagens que incluam fendas e decotes generosos pronunciam a feminilidade marcante dos looks de verão.

  • No trabalho

Os looks de trabalho pedem por mais discrição e seriedade, portanto, a sensualidade pode ser expressada somente de maneira sutil: opte por colocar a roupa de laise em evidência apenas nas cores ou use peças com modelagens que fiquem mais ajustadas ao corpo – mas não de maneira exagerada, use de uma forma que fique feminino, e não provocante.

Uma opção interessante é a blusa laise de alças ou ombro a ombro, que contém detalhes em babados e valorizem o colo. Para trazer a seriedade do look office, aposte em uma calça jeans reta ou flare, ou até mesmo na alfaiataria.

Nos pés, as sandálias de salto fino, quadrado, anabela ou meia pata em materiais transparentes, em couro ou com texturas de animal print arrematam o visual junto a acessórios como colares e pulseiras mais robustas.

E se você quer saber como usar o animal print no ambiente corporativo, clique aqui e confira as dicas de stylist para abusar da estampa com muito estilo. 

  • No dia a dia

Para a casualidade, ouse com o vestido laise ou saia laise e garanta um visual caliente. No caso da peça única, opte por um modelo que conte com um profundo decote em V com a cintura marcada e babados nas mangas e na barra da peça, mesclando com o romântico e trazendo à tona um perfume sensual e delicado.

Já para combinar com a saia laise, as blusas de alças em seda ou modelos de tops cropped são ideais. Mas caso goste de peças mais estruturadas na parte de baixo e mais leves em cima, opte por uma minissaia jeans com o cropped laise, e nos pés, use uma rasteira com amarrações na panturrilha, uma sandália anabela ou uma mule de couro ou vinil.

Os conjuntos que contam com saia mídi ou calça laise + cropped com amarração frontal e alças mais grossas também conferem nuances poderosas e sensuais, ainda mais se combinados à flatforms ou anabelas.

Para a mulher romântica

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

A laise está para a mulher romântica assim como o vinil está para a mulher sexy! O tecido tem um DNA retrô e doce, graças aos bordados e detalhes delicados. E a verdade é que, mesmo incorporando todos os estilos, a laise traz à tona o lado feminino e leve de qualquer mulher.

  • No trabalho

Para demonstrar confiança no ambiente de trabalho, mescle o romantismo de uma camisa de laise branca com babado nas mangas com uma calça jeans de lavagem clássica e arremate com uma sandália de salto baixo na cor nude, caramelo, branca ou bege. Acessórios delicados como brincos pequenos e mix de anéis – dourados ou prateados – também devem ser inseridos no look.

  • No dia a dia 

Para os compromissos cotidianos, o céu é o limite! A saia laise ou vestido laise mídi ou míni com cintura marcada, regata ou até mesmo com estampas claras e delicadas fazem a alegria das românticas.

As mangas bufantes são tendência confirmada e somadas ao tecido da vez produzem um visual mais que perfeito! Acessórios como bolsas pequenas e estruturadas também em tons mais claros e adocicados e em materiais como couro ou palha, em formas arredondadas são componentes imprescindíveis dos looks.

Calçados como rasteiras de tiras de couro com fechamento em fivela, sapatilhas, sandálias de salto quadrado ou anabela, ou mules com ou sem salto são as opções mais adequadas aos visuais românticos.

Além dos modelos, materiais como couro, plástico e até mesmo vinil em tons adocicados de rosa, amarelo, azul, verde, roxo ou laranja pronunciam ainda mais o tom suave da composição.

Para a mulher básica

Imagens inspiração de looks com o tecido laise.
Reprodução/Pinterest

Atraída pela praticidade e pela filosofia do “menos é mais”, a mulher básica também incorpora a laise aos visuais. Além disso, o tecido pode trazer uma textura interessante e ajudar a deixar o look mais autêntico e diferente, fugindo um pouco de superfícies lisas e monótonas.

  • No trabalho

Para o típico visual de trabalho, ao invés de usar a combinação mais amada de todos os tempos – calça jeans + camisa, blusa ou camiseta branca – substitua a parte de cima por uma t-shirt de laise e garanta mais frescor durante o expediente. Cores neutras como branco, preto ou tons terrosos são uma boa opção.

Nos pés, o tênis casual branco ou a sandália de salto comfy finalizam o look de maneiras bem diferentes: o primeiro, deixa o composé mais despojado, ideal para ambientes de trabalho mais flexíveis, já o segundo, traz uma dose de formalidade e elegância, somado à blusa de laise, mas sem perder o lado casual e descontraído proporcionado pelo jeans.

  • No dia a dia

Jeans ou camisetas básicas de malha são as combinações ideais de laise para o estilo básico no dia a dia. Uma saia mídi com camiseta mais ajustada, ou uma blusa de alças com shorts jeans ou de alfaiataria são as duplas perfeitas para quem não abre mão de praticidade e uma dose de tendência.

Rasteiras minimalistas, tênis casuais ou com pegada esportiva arrematam os visuais básicos junto à bolsas utilitárias de couro em tons neutros e discretos.

Onde comprar 

Queremos saber: gostou das dicas? O intuito em ensinar sobre como usar laise no trabalho e no dia a dia é deixar as tendências acessíveis e possíveis de serem incorporadas com mais facilidade. Afinal, nada mais agradável do que ver maneiras reais de aderir ao que está na moda e ter ocasiões e locais para usar nossas amadas roupas. 

Além da laise, descubra mais sobre o tie-dye, que também é hot trend da estação e apareceu ressignificado, muito mais versátil e adaptável à diversas ocasiões, transitando do dia a dia ao trabalho!

E para facilitar seu tempo e te ajudar a economizar fazendo as melhores escolhas, o buscador do Paraíso Feminino tem diversas lojas em sua plataforma que já aderiram à tendência laise: tem vestidos, blusas, conjuntos, calças e muito mais. Busque e confira agora mesmo seus itens favoritos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *