Descubra diversas maneiras de inserir o tom místico e calmo aos looks
Desde 2018, quando o Ultra Violet, um roxo levemente escuro, foi eleito como a cor do ano pela Pantone, várias nuances da tonalidade foram se popularizando, até chegar no lavanda, que conquistou o coração das fashionistas e nos provou que é sim, muito versátil, e que com a ajuda das imagens de looks incríveis que vemos por aí, a cor saiu de uma estética infantilizada para um patamar elevado e desejável por quem curte visuais atuais, modernos e com uma essência fashion.
Previsões certeiras dos significados
O roxo e seus derivados inspiram o mistério, a magia, a intuição e também a criatividade e imaginação, tanto em relação às expressões artísticas quanto em relação às novas tecnologias.
De 2018 pra cá, conseguimos perceber que a cor realmente previu o que acontece atualmente: novas tecnologias e formas de conexão – ainda mais em tempos de pandemia – e uma busca muito profunda sobre o autoconhecimento atrelado à espiritualidade.
O lavanda, carrega toda essa essência do roxo, mas por ser uma tonalidade mais clara e adocicada, também tem nuances de delicadeza, calmaria, leveza e frescor, e justamente por ter a mesma cor e nome dos pequenos arbustos, ela pega emprestado alguns significados subjetivos das propriedades da alfazema: inspira um perfume gostoso, um chá calmante e pode ser usada como tempero.
Explorando a versatilidade – e beleza – do lavanda
O lavanda vem se desvencilhando de sua estética infantil desde meados de 2018, quando a camada mais inovadora e vanguardista aderiu à tendência lançada pela Pantone, e desde então, vem sendo modificada no inconsciente coletivo.
Responda pra você mesmo: há algum tempo, você usaria a cor? E hoje, ver peças no tom te causa desejo?
Vem com a gente conferir algumas inspirações de como inserir o lavanda aos visuais, desde os mais básicos e casuais aos mais arrumadinhos e formais.
1. Com t-shirt
Para quem tem vontade de experimentar o lavanda, mas ainda não quer investir em peças muito imponentes, e quer começar a se adaptar com a cor de forma mais leve, o ideal é apostar em uma t-shirt básica!
Seja lisa ou estampada, a peça pode deixar os visuais do dia a dia menos óbvios e mais estilosos. Combine com sua calça jeans preferida, ou ainda, aposte em uma calça em tecido estruturado, ou pantalona, em um tom mais escuro de lilás.
Nos pés, o tênis reina como preferido absoluto do estilo básico e comfy, mas nada te impede de usar uma rasteirinha, uma mule, ou até mesmo uma flatform. Complemente o visual com acessórios mais escuros, trazendo um toque urbano e um contraponto à doçura do composé – ainda mais no caso de optar pelo ton-sur-ton – como uma bolsa preta de couro, por exemplo.
2. Com blazer
A fim de trazer mais leveza – e um toque de cor – aos looks mais austeros e formais de trabalho, que tal inserir um blazer lavanda à composição?
Nas produções com alfaiataria e camisa social, jogar a peça por cima traz todo um charme e modernidade. E para manter a base clássica, mas inserir vida ao look, aposte também em acessórios maiores e mais imponentes em cores sólidas – como o amarelo, que é complementar do roxo, ou o preto, causando um contraste interessante e elegante.
Indo além do look de trabalho, o blazer também cai super bem em looks de tom fashionista, com saia mídi, combinação de tons de roxo ou com outras cores intensas como o azul e o vermelho. Seja liso ou estampado, o blazer lavanda pode ser a terceira peça de um visual que carrega elegância em tecidos refinados – como a seda, o crepe e o cetim, que de quebra trazem a cintilância como um ponto-chave da composição – mas com um toque moderno e mais divertido.
3. Com peças estampadas
Trazendo um toque mais romântico às composições, combinar o lavanda à padronagens florais, xadrez ou de bolinhas, traz à tona uma estética mais delicada, que pode ser potencializada com os demais componentes do look, ou amenizada, inserindo itens mais imponentes e pesados, ou ainda, clássicos e elegantes.
Uma boa ideia é investir na parte de cima (blusas, camisas, croppeds) na cor lavanda com estampas e em modelagens mais volumosas com a parte de baixo mais sequinha, como uma calça reta, uma minissaia ou uma saia midi de caimento fluido.
Existem diversas possibilidades de combinações entre estampas e a cor lavanda, opte pelo que mais representa sua personalidade e mood do dia.
4. Monocromático
Mesmo que o lavanda seja uma cor mais suave e adocicada, os looks monocromáticos com o tom são super fashionistas, ainda mais quando as peças escolhidas são de modelagens modernas e os acessórios são arrojados.
Para o dia a dia, que tal uma blusa mais básica, em tecido acetinado e pequenos detalhes românticos na modelagem, como um punho com babados? Na parte de baixo, uma pantacourt lisa dá o tom comfy e estiloso do composé. Nos pés, o tênis branco é uma boa opção para quem não abre mão do conforto, enquanto um scarpin de bico e salto fino elevam a potência do look.
Também é possível conquistar um visual mais desconstruído, fazendo um contraponto entre a delicadeza do lavanda e a ousadia e atitude da silhueta que não é marcada: combine uma saia midi assimétrica com um suéter oversized e deixe-o por fora da saia. Nos pés, um scarpin ou sandália de tiras e salto deixa tudo mais elegante, enquanto um tênis mantém a linha mais descolada do visual.
Os conjuntinhos de alfaiataria são ótimos para formar looks monocromáticos cheios de estilo, mas não esqueça dos acessórios – coloridos ou ton-sur-ton – para que o resultado não fique óbvio demais!
5. Nos acessórios
Para apostar no tom lavanda com discrição, que tal deixar as roupas de lado e investir em acessórios e calçados?
Em looks básicos, eles dão toda uma interessância a mais no visual; por exemplo, calça jeans + camiseta branca + brincos grandes lilás ou mais uma bolsa lilás em vinil ou plástico garantem o protagonismo do visual.
Em visuais com outras cores, como por exemplo, a dupla que contempla uma blusa amarela de mangas bufantes + saia jeans, ficaria ótima com uma sandália de salto quadrado e tiras entrelaçadas na cor lavanda.
Vestidos e saias pedem por meia-calça nos dias mais frios, e você pode despertar a Blair Waldorf adormecida em você e apostar no acessório lilás, tirando qualquer composição do óbvio e deixando o resultado arrojado e irreverente.
Experimente as diversas possibilidades e aflore sua autenticidade usando itens que te representam!
6. Trend + trend
Sim, podemos dizer que o lavanda é uma tendência que está durando bastante, e pode ser que mantenha-se firme e forte por muito tempo – mas como sempre dizemos, o importante mesmo é a trend te representar, porque dessa forma, ela será atemporal dentro de seu estilo e de suas escolhas diárias.
Pode-se optar por peças que são tendência com a tonalidade, como os coletes de tricô, os suéteres e os cardigans junto à camisas com golas exuberantes, blusas de mangas bufantes e partes de baixo modernas e arrojadas. Inspirações para o match é o que não falta!
7. Color blocking
Uma das composições mais interessantes de se inserir o lavanda é nas combinações color blocking: cores sólidas coordenando com o lilás.
Você pode explorar o círculo cromático de diversas formas: com amarelo, formando um contraste análogo, com tonalidades tríades, análogas, ou com azul claro + vermelho.
Experimente inserir peças mais estruturadas na parte de baixo e levemente fluidas na parte de cima. Com vestidos, macacões e peças únicas, incremente o look com sobreposições como quimonos e lance mão de acessórios modernos e arrojados, em formas diferentes e geométricas.
Onde encontrar roupas, calçados e acessórios lavanda
Independente do seu estilo, é possível inserir o lavanda aos looks do dia, seja de maneira declaradamente apaixonada pelo tom, como nas produções monocromáticas, quanto de um jeitinho mais discreto, através dos brincos, colares, bolsas, calçados e acessórios em geral. Se você se sentiu representada por essa matéria, confira no buscador do Paraíso Feminino seu item favorito no tom roxinho.