Saiba como, quando, e onde usar!
Coletes femininos – Saiba como e onde usar
Uma peça que pode ser utilizada em todas as épocas do ano e que é super fácil de combinar é o Colete. Hoje em dia ele pode ser facilmente encontrado em vários cortes, tecidos, estilos e cores, mas nem sempre foi assim. O colete é mais um, entre tantos outros itens, que migrou do guarda-roupa masculino para o feminino e nunca mais saiu de moda.
Quem conta é Fabiana Scali da www.superbeconsultoria.com.br. “O colete é uma peça muito antiga, na época da Roma Antiga. Era feito de metal e usado como proteção do corpo nas guerras. Por volta de 1660 era uma indumentária luxuosa e obrigatória para os nobres da Corte do Rei Charles II na Inglaterra. No início do séc. XIX eles foram se tornando mais simples e confeccionados em cores mais sóbrias, neutras e discretas. No final do século as mulheres passam a usa-los, mas foi nos anos 90, através da supermodel Kate Moss, que o colete tem seu lugar de destaque e vira item indispensável”.
Com tantas opções, a peça pode ser usada por todas as mulheres. “O importante é escolher um apropriado ao seu porte físico e estilo”, diz Fabiana, que explica qual função o colete cumpre no visual feminino: “sobreposto a qualquer que seja o look, ele vai enfatizar a mensagem que aquela produção quer passar. Se o colete for de alfaiataria, por exemplo, será o acabamento final para dar elegância ao look”.
Para dar um exemplo de como dar sofisticação à um visual simples, a consultora sugere o uso de um short, camiseta e rasteirinha, bem básico, usando colete de alfaiataria para sobrepor.”Adicionando o colete de alfaiataria (particularmente meu modelo preferido, que pode ser usado em mais ocasiões), mais elegância é adicionada ao look. Enquanto se o colete for muito informal, como um jeans por exemplo, deixa o look mais moderno e informal. Eu ouso a dizer que o colete pode ser a assinatura de estilo de um look, será o colete que dará a “direção” desse look”.
DICAS DE COMO USAR
A consultora da SuperBe Consultoria, Fabiana Scali faz alguns alertas e dá algumas dicas importantes para as mulheres que desejam apostar no uso dos coletes para compor o visual:Pode ser usado por todos, porém cada silhueta e estilo tem seu melhor modelo. Por exemplo, ele é uma grande arma para as mulheres que tem quadril largo, usar um modelo mais comprido tampando o quadril e aberto, não somente vai alongar como afinar.
O colete curto encurta o tronco deve ser evitado por quem já tem o tronco curto e não quer enfatizar isso e pode ser abusado por quem tem longo. O colete fechado, aumenta o volume, não deve ser usado por quem tem muito seio ou barriga saliente.
Os modelos acinturados caem perfeito para as silhuetas mais retas. Mais não importando a silhueta ou o estilo é imprescindível que esteja no tamanho correto.Estar muito apertado ou muito grande definitivamente não é elegante. Portanto, cuidado ao pegarem o colete do marido.
Os maxis coletes por serem muito maxi, podem acrescentar muito volume e serem indesejados por quem está acima do peso, ou tenha uma estatura baixa.
As grávidas ficam lindas de colete aberto, evidenciam muito a barriga e ficam muito elegantes e charmosas.
SUGESTÃO DE LOOK POR FABIANA SCALI
Coletes de Alfaiataria
Na minha opinião é o modelo mais democrático. Fica bem em qualquer silhueta, e vai bem em qualquer ocasião também. Ele vai dar elegância a qualquer look.
Coletes de pele
Por serem de pele e muito quentinhos são ideais para os dias de frio e ficam muito bem sobre vestidos com calça de couro, saia lápis, e dão muito glamour às produções.
Coletes Jeans
Um grande coringa para um guarda roupa é o colete e a jaqueta jeans. Eles dão modernidade e informalidade a qualquer look, podendo transformar um look totalmente noite em dia.
Coletes de Franja
O colete de franja é um item cheio de estilo e carrega muitas mensagens de estilo e deixa o look com um ar étnico, um hippie chic, e fica lindo sobre vestidos longos, com calça flare, calça de chamois, shorts e saia jeans.
Maxi Colete
Item frequente nas últimas coleções, são peças muito minimalistas, ou com muita informação e ficam lindos com looks monocromáticos e mais rentes ao corpo para evitar volume excessivo.
Qual seu estilo de colete favorito? Deixe seus comentários, sugestões e dúvidas, que teremos prazer em responder!