Dicas de look

Menos é mais: a tendência quiet luxury protagoniza o básico

quiet luxury

O luxo silencioso volta os olhos à qualidade, durabilidade e atemporalidade da moda. Confira em quais peças investir

Mistura de tendências, estilos e simultaneidade de épocas em revival: quiet luxury é extremamente democrática e transita entre ambientes e gostos diferentes. Quem um dia imaginou que daria para usar jaqueta de couro ou uma camiseta branca em um casamento e ainda ficar cool?

O termo “quiet luxury surgiu em meio à uma necessidade da moda em eliminar excessos e entrar em sintonia com uma produção mais sustentável e atemporal. A overdose de informação não vem somente de visuais maximalistas, mas também aparece nos conteúdos, que acabam ficando rapidamente saturados com a dinamicidade da internet, por isso, visuais, estéticas e filosofias minimalistas ganham protagonismo entre as principais tendências de consumo e comportamento.

Reprodução/Pinterest

O luxo silencioso fala sobre roupas, calçados e acessórios com um design que carrega o conceito do “menos é mais” e explora a versatilidade e atemporalidade com itens confeccionados em linhas clássicas, cores neutras, modelagens primorosas, materiais duráveis, de qualidade, e que carregam discrição. Além do visual sóbrio, a representação para quem usa as peças é a de guardar para si mesmo o valor que vai além do preço.

Sabemos que tendências são passageiras, mas o quiet luxury não se trata apenas de um comportamento efêmero, mas sim de um estilo que muitas pessoas se identificam de maneira atemporal. Além disso, até as adeptas dos visuais mais excêntricos e criativos, vez ou outra, precisam de bases neutras.

Para aderir ao estilo – ou apenas incorporar itens pertencentes a ele – referência é o que não falta: a estética noventista foi toda marcada pela busca de uma simplicidade totalmente oposta ao brilho, volume e exagero dos anos 1980.

Leia também: GIRLHOOD: A TENDÊNCIA ULTRA FEMININA QUE VEIO PARA FICAR

Referências atemporais

Reprodução/Pinterest

O clima de nostalgia invade o closet e as inspirações back to basics são resgatadas por filmes e séries noventistas com looks e personagens icônicos. Rachel Green e Monica Geller em Friends, Ashley Banks em Um Maluco no Pedaço, Kelly Taylor de Barrados no Baile e alguns visuais de Vivian Ward no filme Uma Linda Mulher são alguns dos exemplos que trazem a estética em voga na época 90’s ao ano de 2019.

Reprodução/Pinterest

Quiet luxury: Apenas o essencial

Não importa o estilo: peças básicas são verdadeiros coringas no closet, aquelas do tipo tem-que-ter. Sua versatilidade e neutralidade servem como base para qualquer look ou ocasião. E após tantas inspirações clássicas, vamos ao que interessa: aprender a aplicar o estilo – e suas peças – em diferentes nuances na prática.

Camisa ou camiseta branca

Base para qualquer produção, a camiseta ou camisa branca é item versátil, easy-chic e está presente na maioria dos closets femininos, sem distinção de estilo: do básico ao fashionista a peça é essencial e responsável por incorporar desde looks elegantes até os despojados cheios de bossa. A dica é: não sabe o que vestir? Comece pela camisa branca e todo o resto ficará mais fácil de combinar.

Reprodução/Pinterest

A peça chave do quiet luxury: calça jeans

A peça universal, amada por 100 a cada 100 mulheres! É difícil – arriscamos dizer impossível – encontrar uma peça que não combine com a calça jeans. Do dia a dia ao trabalho ou balada, a peça é clássica e a cada temporada aparece repaginada, ora com detalhes modernos em destroyed ou bordado, ora com lavagens vintage e modelagem ampla. Não importa a época: a calça jeans sempre estará em nossos corações, looks e guarda roupas.

Jaqueta de couro e jaqueta jeans

Quando o conforto é item predominante no look, não significa ausência de estilo: a jaqueta de couro é um item imponente e tem pegada transgressora, perfeita para dar novo fôlego ao clássico combo calça jeans + camiseta de malha. Para não sair da linha minimal, invista em cintos e modelos de bolsas de couro para trazer textura e não deixar o look cair na monotonia.

Reprodução/Pinterest

A jaqueta jeans também é outro item básico e essencial: em algumas temporadas volta com toda força, já em outras, apenas os amantes da peça a usam. A temporada atual é marcada pelo uso do item em modelagens oversized e lavagem clássica, com cara de vintage. Os looks all jeans são fáceis de montar e extremamente estilosos. Aposte na jaqueta com calça jeans e tênis branco para conquistar um look descolado digno dos anos 1990.

Trench coat e casacos alongados

Quando as baixas temperaturas chegam é hora de tirar os casacos mais pesados do armário e começar a planejar os looks: o que não é tarefa difícil, já que as modelagens são simples e com linhas retas, tornando fácil explorar sua versatilidade tanto em visuais quanto em ocasiões diferentes.

Reprodução/Pinterest

A prova de que o básico sempre retorna são os tons de bege que dominaram o street style da temporada, principalmente nos clássicoso o trench coat, que são as sobreposições mais impactantes da estação.

Suéter e Cardigan

Quem não tem um bom tricô de lã bem quentinho no guarda roupas para quando o inverno chega? A temporada pede pela peça em modelagens oversized e ilustra visuais despojados junto à calças, saias ou vestidos. O resultado ao adicionar o item aos looks é uma composição quente, confortável e cheia de estilo.

Reprodução/Pinterest

Alfaiataria no quiet luxury

Há algumas temporadas a alfaiataria vem recebendo refreshes e deixando de lado toda sua formalidade. O que vemos atualmente são calças e blazers incorporando looks cada vez mais casuais e fazendo parte visuais confortáveis e cotidianos com itens improváveis – até bem pouco tempo atrás – como tênis, botas, e acessórios coloridos e descolados.

Reprodução/Pinterest

Vestido preto 

Do salto alto para o look festa, ao tênis para o dia a dia, o vestido preto é o coringa perfeito para todas as ocasiões e agrada a todos os estilos. O estilo quiet luxury aliado ao vestido preto combina com botas, tênis, flats e uma terceira peça por cima como jaquetas ou casacos alongados, a peça torna-se perfeita para os compromissos do dia a dia; já com sandálias de salto alto, um blazer e produzido em tecidos mais finos e sofisticados, é o vestido ideal para festas e ocasiões mais formais e elegantes.

Macacão

Perfeito para qualquer ocasião – das despojadas às formais – o macacão é a peça fácil e prática essencial no closet: ele agrada a todos os estilos, em modelos jeans, utilitários, jardineira, pantacourt e os clássicos com pegada formal. O item incorpora visuais básicos e cheios de estilo. Invista nas sobreposições e em acessórios minimalistas para arrematar o look.

Calçados: atemporalidade é essencial

Os calçados do estilo quiet luxury incorporam itens confortáveis, sóbrios, sofisticados e cheios de estilo. Scarpins, slingbacks e sapatilhas são os itens preferidos para incorporar a tendência, por serem atemporais e com linhas mais elegantes. Porém, para quem não abre mão do conforto, botas e tênis em cores e estéticas mais básicas também têm vez na trend.

Reprodução/Pinterest

Os acessórios do quiet luxury

Os acessórios trazem textura e informação de moda, além de, em alguns casos, ajudar a desenhar a silhueta e valorizar determinado biotipo. A palavra-chave do estilo quiet luxury é utilitarismo: nada além do essencial. Invista em bolsas e cintos em cores neutras e sóbrias como preto e tons de marrom e, para o rosto, opte pelos óculos de sol em armações clássicas e cores discretas, além de brincos e braceletes em metal em linhas minimalistas.

Outra dica válida são os lenços, que elevam qualquer look básico: amarre-os nos cabelos, na bolsa ou use no lugar do cinto para dar vida e charme ao simples. Para inserir um toque de romantismo, aposte nos laços em cores discretas e formas mais sutis.

Outra dica válida são os lenços, hit da temporada que turbina qualquer look básico: amarre-os nos cabelos, na bolsa ou use no lugar do cinto para dar vida e charme ao simples.

Leia também: A evolução de estilo de Taylor Swift através das suas eras musicais.

Onde comprar

Há quem nunca tenha deixado de lado uma estética simplista e um modo mais básico de se vestir, mas o mix de estilos da temporada atual valoriza os looks minimalistas e utilitários do quiet luxury que carregam uma simplicidade cheia de sofisticação. Mesmo quem curte carregar os visuais sabe que as peças básicas são essenciais e a base de qualquer produção.

Encontre na Paraíso Feminino todos os itens pertencentes à estética quiet luxury das melhores marcas. Confira e incorpore já os itens mais versáteis e atemporais da moda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *