Calçado indispensável no inverno, a bota branca mantém seu lugar no pódio das tendências 2021, e o Paraíso Feminino dá dicas de como incorporá-lo às composições
O boom da bota branca começou em 2012 e apesar de seus altos e baixos durante algumas temporadas, gradativamente, foi criando aceitação: de item temido, tornou-se objeto de desejo, graças ao aparecimento de sapatos brancos nas passarelas de Chanel, Fendi, Valentino e outras grifes em 2014. O calçado protagonizou cliques incríveis do street style e, cada dia mais, desponta incorporando as principais tendências da temporada.
Leia também: As principais tendências do Outono/Inverno 2021.
Como usar bota branca
A bota branca inova os looks do dia trazendo atitude e ares fashionistas à qualquer visual. Ao invés do tênis ou da bota preta, saia da zona de conforto e incorpore o calçado com calça jeans, vestidos e macacões: sua versatilidade vem justamente da cor neutra, que pode ser combinada com produções mais coloridas ou monocromáticas – tanto total white quanto all black, para quebrar a monotonia.
Confira como incorporar a bota branca gradativamente aos visuais: desde os básicos, para quem quer começar de maneira discreta, até os fashionistas, onde os calçados brilham junto com outras peças, cores e estilos. E seguindo um dos mandamentos de Diane Von Furstenberg, “quando estiver na dúvida sobre o que vestir, deve-se começar pelos sapatos”: nossa bússola serão as botas brancas, e a partir dela construiremos visuais incríveis e com muita informação de moda.
Básico
Incorpore a bota branca aos poucos: comece com o casual e as peças comuns do dia a dia, para que essa transição fashion seja gradativa e que você se sinta segura, mesmo saindo da zona de conforto. Invista na calça jeans com uma camiseta de malha ou um suéter de lã oversized para os dias mais frios. Atente-se à barra da calça para acrescentar informação de moda ao visual: dobre-a ou prefira os modelos cropped, com a barra desfiada para que a bota de cano médio ou baixo apareça por completo e dê um toque cool. Arremate com uma it bag.
Combine com:
Apesar das temperaturas estarem cada vez mais baixas, os comprimentos mini – saias ou vestidos – combinam perfeitamente com o inverno: com ou sem meia calça, a peça pode incorporar looks casuais transparecendo jovialidade e, junto à bota branca de cano curto, médio ou longo, traz ar cool às produções. Abuse das sobreposições com casacos, blazers e blusas de gola alta.
Moderno
Quem tem um estilo mais ousado, pode seguir para o segundo passo: o moderno, que traz referências do básico com uma pitada de dramaticidade. Looks com pegada rocker esbanjam contemporaneidade e carregam elementos interessantes de serem incorporados aos visuais, como camisetas de banda, jaquetas de couro e bolsas pretas, que ornam perfeitamente com a bota branca, principalmente as de cano médio ou curto com salto quadrado que remetem à estética western.
Outra opção moderna e usável no dia a dia é o look all jeans: traga modelagens oversized, barras diferentes e acessórios contrastantes para enriquecer a superfície do visual e trazer a informação de moda necessária. O mix do jeans preto com o blazer de alfaiataria e uma boina também dá um match incrível e ultra moderno.
Combine com:
A bolsa preta de couro, com ou sem detalhes é imprescindível neste estilo. De modo geral, a bota branca deixa o visual mais leve que a bota preta, inove, saia do óbvio, invista nos coturnos, contrastes entre black&white e nas peças mais estruturadas e urbanas para incorporar com êxito o estilo moderno.
Leia também: Tendência inverno 2021: Bota de Couro Feminina.
Monocromático
Apesar do branco ser uma cor neutra e básica, um look all white é extremamente ousado e carrega nuances fashionistas, porém, é possível montar propostas diferentes, com entonações mais básicas ou elegantes: com adereços e texturas, e ambos com informação de moda.
Combine com:
Se a intenção for produzir um visual mais básico, invista na calça jeans branca ou de alfaiataria com uma blusa de gola alta e um casaco que trabalhe texturas, como pêlos, couro ou uma trama diferenciada e que traga volume, como os maxi coats. Já para incorporar ares fashionistas, opte por saias ou vestidos midi ou longos com blusas oversized. Em ambos os estilos, a bota branca finaliza atualizando o visual.
Fashionista
O estilo fashionista é o último estágio para se incorporar a bota branca: é o mais ousado e criativo com sua mistura de estilos, peças, estampas e texturas e explora ao máximo a neutralidade do calçado.
Para um visual invernal impactante e que mescle o delicado com muita atitude, invista nos vestidos longos ou midi em estampas florais e tecidos fluidos, com as principais características da temporada: mangas volumosas, babados, assimetria e cintura marcada; e por cima, um maxi casaco traz aspecto poderoso, além de aquecer.
Combine com:
Quanto às botas, prefira os modelos com cano médio ou longo: o efeito do calçado com saias e vestidos é tendência da vez e arremata o visual com atitude – junto aos acessórios como bolsas e óculos de sol com lente colorida.
Tipos de bota branca e truques de styling
O calçado tem variações em materiais e modelos: com cano curto, médio e longo, com salto quadrado, fino, flare, que pode ser alto, médio ou baixo, além dos materiais como plástico, vinil e couro e solados branco, preto, em madeira, mais delicados ou tratorados.
O sapato da vez pode ser a bota branca western, com o visual típico de bico fino e salto quadrado e com texturas de pele animal, como cobra ou croco, que elevam a beleza do calçado. Também existem os modelos chelsea, e não podemos nos esquecer dos coturnos, que são modelos com cadarço e mais robustos da bota branca. Geralmente o cano baixo e médio são mais fáceis de combinar e se adaptam facilmente a qualquer visual, já o cano longo é mais ousado e seu protagonismo é certeiro.
Combine com:
Além de adaptar cada modelo do calçado ao seu estilo pessoal, é possível abusar dos truques de styling e valorizar o que seu biotipo tem de melhor: em visuais monocromáticos – all white – é possível conquistar uma silhueta alongada, já com calças cropped e barras desfiadas o resultado é algo cool e descolado. Com saia lápis e combinações em cores neutras como preto, cinza, branco, rosê e tons terrosos aparenta um visual elegante. Para quem prefere discrição mas ainda assim quer incorporar a bota branca aos visuais, invista no minimalismo e linhas retas.
Combine com:
Leia também: 5 ideias de looks estilosos para usar durante o inverno.
Como cuidar da bota branca?
Muitas mulheres tem dúvidas de como limpar e conservar em bom estado as botas brancas, já que o seu charme é o aspecto branco puro e limpo, característica primordial na hora de montar looks estilosos e cheios de personalidade.
Para cada tipo de material usado na fabricação das botas brancas existe um cuidado especial. Métodos errados na hora da limpeza podem danificar o couro e estragar a sua bota, por isso é importante ter muita atenção na hora de higienizar o calçado.
- Bota de couro sintético: utilize uma esponja úmida e macia com algumas gotas de detergente neutro, passe levemente sobre o calçado e depois com uma flanela macia umedecida apenas com água remova a sujeira e o detergente. Jamais use água sanitária ou produtos químicos pesados, eles podem danificar o couro sintético.
- Bota de couro natural: a dica para limpar o couro natural é utilizar uma flanela com água e sabão e caso o couro tenha alguma textura, use uma escova com cerdas macias para limpar os locais mais difíceis. A recomendação dos fabricantes têxteis é utilizar impermeabilizantes antes do primeiro uso e manter o couro hidratado com pomadas ou sprays específicos para evitar o ressecamento.
- Bota de camurça: para cuidar bem da camurça, o ideal é limpá-la à seco com uma escova própria. A bota de camurça é muito sensível e fácil de ser manchada, portanto evite usar produtos pesados e caso existam manchas, procure lavanderias específicas.
- Bota verniz: use sempre flanelas macias e produtos específicos para limpar o couro envernizado. Evite produtos de limpeza abrasivos, além de escovas, esponjas ou algo que possa riscar e remover o brilho.
Independente do material da sua bota, na hora da secagem deixe-as na sombra e em local ventilado e arejado, nunca exposto ao sol.
*Dica extra: a água não é o melhor amigo do couro, portanto evite sair com as botas brancas em dias de chuva, mas caso elas molhem, use sempre um papel toalha para absorção.
Seguindo as dicas de cuidados com os calçados, pode ter certeza que suas botas irão te acompanhar por muitos momentos na sua vida.
Onde comprar
Depois de tantas dicas e inspirações, ficou fácil incorporar a bota branca até mesmo aos visuais mais básicos e discretos. Confira no Paraíso Feminino modelos do calçado da vez e use e abuse de sua neutralidade e traga toque fashion à qualquer visual.