Saiba tudo sobre o evento que fortalece a cultura de sustentabilidade na moda e promove visibilidade de quem faz diferente.
Criado em 2017, o Brasil Eco Fashion Week – BEFW – é o maior evento de moda sustentável da américa latina! Porta voz para discursos sobre moda, sustentabilidade e alternativas reais de como a moda pode se tornar uma ferramenta de cura para as pessoas e para o mundo ou seja o todo. O evento conta com diversos profissionais, pesquisadores e muita inovação tecnológica que nos auxiliam a vislumbrar o futuro do mundo fashion.
O cenário fashion está em constante mudança e a nova geração millenial possui consciência daquilo que deseja, buscando representatividade nas marcas, além de estar atento sobre os propósitos, transparência e verdade naquilo que consome.
Surge então a responsabilidade e necessidade das empresas se adequarem ao mercado circular, uma tendência global que implica na união de posicionamento socioambiental, tecnologia limpa e design contemporâneo, trazendo a seguinte questão: Qual é o equilíbrio entre o consumo saudável, as ofertas e demandas do mercado e o impacto ambiental na sociedade em que vivemos?
Em meio a vidas perfeitas nas mídias sociais, idealizamos como verdade algo que não somos, deixando de lado a nossa verdadeira essência. Hoje temos o carro do ano, a roupa da moda, o sapato tendência. Porém o real conceito de moda vai muito além do consumo, é a expressão do tempo, autoconhecimento, representatividade e liberdade de expressão de quem se é – a moda é a arte!
Cristiane Mesquita diz: “A roupa só ganha um significado quando alguém se identifica com o conceito que ela representa”. Mas o que isso tem haver com a sustentabilidade?
O Brasil Eco Fashion Week, levanta a bandeira de que para curar o mundo, precisamos curar a nós mesmos. André Carvalhal – idealizador do projeto colaborativo Malha – diz que uma marca com propósito só pode ser sucesso se é feita por pessoas com propósito. O panorama do futuro vêm na contramão do antigo sistema de escravidão de consumo que trazia a mensagem “para ser é preciso ter” e têm se transformando em uma moda abrangente e acolhedora, onde todas as raças, tribos e corpos podem expressar suas emoções.
A 3º edição da BEFW teve como sede a Unibes Cultural em São Paulo, e contou com diversas palestras e workshops que colocaram em pauta a inovação tecnológica, sustentabilidade, novas práticas de consumo, diversidade com áreas voltadas para a preservação da Amazônia. Além do espaço Slow Beauty, show room, desfiles, marcas e projetos comprometidos com a responsabilidade socioambiental.
Entre diversas atividades, estavam presentes o espaços Conhecer, Fornecer e Amazônia com conteúdos que passeiam desde a economia afetiva, cálculo de emissões de carbono para a moda, biodesign, reciclagem têxtil e o novo varejo para a moda.
Os pontos de vendas, tanto varejo quanto atacado, contam com marcas com propósito como a Vert, Brisa Slow Fashion, Bossapack e cerca de outras 60 etiquetas. No Espaço Beleza, participantes encontram cosméticos orgânicos e veganos.
A programação dos desfiles trouxe marcas autorais como Helena Pontes e Eneas Neto, a marca paraibana Natural Cotton Color, We’e’na e a “biblioteca de roupas” Roupateca, Ahlma, Contextura e muitas outras. Com patrocínio da Renner, o evento teve apoio institucional do Sebrae, Senai e Instituto Senai de Tecnologia.
O BEFW é um reflexo da mudança que ocorre na moda, nos hábitos de consumo e no impacto ambiental. Além de trazer novas propostas, como marcas que utilizam o upcycle (reutilização de materiais já existentes no mundo) e tecnologias inovadoras, com tecidos biodegradáveis que cuidam e auxiliam na regeneração da natureza .
A proposta é pensar na moda como ferramenta que promova um futuro justo e sustentável, onde a diversidade esteja presente e tenha voz ativa. É trazer a verdadeira essência, verdade possibilitando um viver de forma leve e feliz para todos.