Dicas de look Novidades

Estilo #6: romântico

Delicadeza e feminilidade ao se vestir

O que é o estilo romântico?

Donas de uma leveza e delicadeza ímpar, as mulheres adeptas ao estilo romântico prezam por roupas mais fluidas, que marquem a cintura e que tenham um perfume vintage, reforçando sua feminilidade à máxima potência. Além disso, tonalidades claras e adocicadas são a grande maioria na paleta de cores de seus guarda-roupas. Estampas florais, polka dots e outras com motivos fofos e delicados também predominam entre as padronagens preferidas.

Reprodução/Pinterest

Percebemos que muitas mulheres não gostam do estilo romântico por relacioná-lo a algo infantil ou monótono demais: sempre com aquelas imagens representativas muito caricatas, com vestidos mídi, cintura marcada, pregas ou babados e estampas florais. Realmente há quem goste de algo mais óbvio, mas como sempre falamos por aqui, existe o estilo predominante e os secundários, que pode ser qualquer um dos outros seis restantes: básico, clássico, esportivo, moderno, sexy ou criativo, e cada um deles traz algo menos óbvio e mais interessante aos visuais. Por exemplo, ser uma romântica moderna envolve vestidos fluidos com coturnos ou botas mais pesadas e imponentes, equilibrando aquela imagem mais frágil com força e atitude. Falaremos sobre isso em detalhes mais adiante.

Reprodução/Pinterest

Leia também: Tendências para Primavera/Verão 2023.

Qual a característica do estilo romântico

Quanto às características pessoais, talvez você se identifique com o estilo por ser mais delicada, por gostar de evidenciar seu corpo de maneira sutil e bem feminina, valorizando cintura, colo, quadris e braços, mas não igual à mulher sexy, que carrega bastante imponência, mas de uma maneira sutil, com babados, pregas, franzidos e volumes inflados, como as tão desejadas mangas bufantes.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Profissões tão românticas quanto o estilo são as que envolvem a criatividade em geral: desenhistas, artistas, designers de moda, escritoras e até mesmo cozinheiras, que têm um grande envolvimento com os alimentos e os enxergam de maneira diferente. Levar a vida de maneira poética e mais lúdica, sempre enxergando um lado positivo pode ser um grande indício de que você esteja prestes a descobrir que o estilo romântico é o seu jeito ideal de se vestir!

Características do estilo

Sensações

Quando falamos e observamos alguém que é adepta ao estilo romântico, conseguimos ter a sensação de alguém mais acessível, doce, empática e simpática, além de uma sensibilidade aguçada e um jeito positivo e poético de levar e enxergar a vida. Também podemos relacioná-lo à uma pitada de nostalgia: as referências retrô de épocas passadas nos remete frequentemente a visuais das décadas de 1950 e 1960.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Shapes, silhuetas e cores

Os shapes – ou formas – preferidos são aqueles mais fluidos e soltos, sempre com a cintura marcada, saias amplas em tecidos leves e muitas vezes transparentes. Quando as tramas são estruturadas, elas contam com cortes enviesados, godê ou com pregas para trazer mais movimento às produções, afinal, o feminino é orgânico e mutável, de fases, e o estilo representa justamente este conceito.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

A silhueta sempre irá reforçar a feminilidade de um jeito sutil e delicado: cintura marcada por peças de cintura alta e detalhes como cós clochard ou com cintos do mesmo tecido adequados para fazer laços, decotes não muito profundos com renda, fendas, mangas bufantes, franzidos, pregas e tecidos transparentes sem forro em locais estratégicos, tais como a musseline, seda e tule. Detalhes como laços, botões forrados, renda e babados são elementos de estilo que dão um toque todo especial aos visuais.

Combine com:

A cartela de cores é sempre clara e delicada, com tonalidades adocicadas, pálidas e terrosas, remetendo a um universo vintage, nostálgico e calmo.

Estampas florais, polka dots, divertidas e listras com baixo contraste são as preferidas. Para deixar tudo menos óbvio, é sempre interessante mesclar cores mais imponentes e fortes para causar contraste e trazer modernidade ou deixar o visual mais adulto e levemente austero.

Pegue seu moodboard proposto como exercício prático na matéria que fizemos e sugerimos as ferramentas para descobrir seu estilo e faça comparações em comum com as informações apresentadas aqui!

Leia também: Explore a versatilidade da cor lavanda.

Peças-chave

Se você está na dúvida de como ter um estilo romântico, um dos principais passos da autoconsultoria é o momento de identificar se já tem algumas – ou a maioria – das peças-chave descritas aqui. 

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Lembre-se de que este tópico é apenas um guia para quem está encontrando seu estilo com o intuito de se expressar de maneira mais livre, genuína, certeira e autêntica: não leve nada como regra. Questione-se e adapte tudo à sua personalidade. Além disso, caso tenha se identificado com o estilo romântico, não é necessário se desfazer de peças que você gosta, mas que não se encaixam nele, apenas use-a dentro de composições que o resultado final tenha nuances de romantismo e feminilidade.

PARTES DE CIMA

  • Camisas vintage – aquelas com ombreiras ou com ombros franzidos, com pala, pregas, recortes, franzidos e em tecidos acetinados. Cores neutras como bege, off white e branco perolado são ótimas opções iniciais. Detalhes como botões forrados e mangas longas ou curtas ou gola tipo alfaiate são detalhes que fazem toda a diferença;
  • Blusas de manga bufante – um modelo ou vários! A peça é característica do estilo, e vale aproveitar seus tempos áureos para adquirir modelos diferentes, escolhendo estampas, tecidos e modelagens que mais combinem com você e com o que já tem no closet;
  • Blusa de alças finas – de seda, cetim ou crepe acetinado, a peça pode ser a base de diversas composições, e ganha ainda mais charme quando conta com detalhes em renda;
  • Blusas e camisetas com decote canoa – clássico do estilo em questão, o decote canoa é discreto, mas ao mesmo tempo revela mais dos ombros, deixando os looks mais femininos e elegantes, tornando-se perfeito para quem gosta do estilo romântico para trabalhar ou para ocasiões mais elegantes;
  • Camisa regata – para visuais a la anos 1950, a peça com um nozinho na barra é simples, mas faz toda a diferença em visuais casuais;
  • Blusas de tricô – com modelagem ampla ou tipo suéter, para usar com o charme da gola da camisa aparecendo ou com uma saia mídi, numa proposta bem girlie.

PARTES DE BAIXO

  • Saia mídi – sempre rodada! Seja em tecidos mais fluidos no modelo godê, ou em tramas mais estruturadas com pregas e franzidos;
  • Shorts de cintura alta – para aqueles looks com aroma retrô. Clochard também deixa a cintura ainda mais alta, com um efeito charmoso dos babados e do cinto do mesmo tecido, possibilitando amarrações com laço;
  • Calça de cintura alta – seja jeans ou de alfaiataria, o comprimento cropped também possibilita looks a la anos 1950 com sapatilha e camisa, ou ainda, as mom jeans para visuais 90’s inspired.

PEÇAS ÚNICAS

  • Vestido mídi – seja ele mais estruturado ou mais fluido, o modelo é essencial no closet da romântica. Tanto para o inverno, com mangas longas, quanto para o verão, com alças e babados ou mangas curtas. Detalhes como abertura frontal, fenda e babados são detalhes que fazem toda a diferença e categorizam a peça como delicada e pertencente ao universo romântico;

SOBREPOSIÇÕES

  • Cardigan – alongado para realmente ser usado como sobreposição ou mais ajustado ao corpo, podendo ser usado como peça única, de maneira superatual ou por cima de alguma blusa ou camiseta ajustada e de preferência sem alças ou com alças finas;
  • Suéter – para usar oversized com saia mídi ou por cima de uma camisa, deixando a gola sobreposta e permitindo que o detalhe traga todo o charme da composição.

ACESSÓRIOS

  • Lenços – para amarrar o cabelo, para usar como cinto ou para adornar a bolsa, o item é essencial e traz um charme retrô às composições;
  • Presilhas – de pedrarias, de botões vintage ou de pérolas, elas trazem graça ao composé;
  • Tiaras – as mais grossas, com pedrarias ou pérolas lembram looks reais e dão um toque glam e atual aos visuais românticos.

CALÇADOS

  • Oxfords;
  • Sandálias rasteiras com tiras finas ou sandálias de salto alto e quadrado, com tiras grossas ou finas;
  • Mules com salto quadrado e em cores claras;
  • Tênis casuais e delicados, tipo Ked’s;
  • Scarpin e slingbacks com amarrações ou em modelos tradicionais, porém em cores como bege, marrom, branco ou rosa;
  • Mocassim;
  • Espadrille;
  • Sapatilhas.

Estilos complementares

Básico e Esportivo

Reprodução/Pinterest

Romântico básico

Ao unir o romântico com o básico, opte por usar peças com menos detalhes, uma base mais neutra e invista em acessórios e detalhes que fazem toda a diferença para inserir sua personalidade romântica no composé.

Por exemplo, uma camisa vintage acetinada com manga franzida no ombro combina super bem com uma calça jeans reta e básica. Use um cinto de couro na cor preta com fivela mais delicada, com design de coração ou até mesmo com aplicação de pérolas. Uma bolsa carteiro e um slingback rosado nos pés finaliza o composé que é comfy e feminino ao mesmo tempo.

Romântico Esportivo

Para visuais que mesclem o romântico com o esportivo, invista em uma base feminina, com blusas mais delicadas, minissaias ou até mesmo saias mídi acetinadas, porém mais retas e sem detalhes.

Nos pés, tênis robustos como os dad shoes dão o toque esportivo inusitado ao composé. Além disso, mochilas sporty pequenas em cores escuras unem o melhor dos dois mundos distintos. Sobreposições como um moletom básico também pode incorporar um mood romântico quando escolhido em cores mais claras e adocicadas.

Clássico e Sexy

Reprodução/Pinterest

Romântico clássico

Se você é romântica, mas tem o clássico como estilo secundário, opte sempre por bases mais estruturadas e caimentos mais rígidos na parte de cima, como coletes e blazers, mas não deixe de imprimir sua personalidade mais lúdica e vintage com estampas florais, poás e listras, mesmo que em fundos mais escuros, para trazer mais austeridade ao composé.

Ou ainda, se preferir cores lisas e sóbrias, a parte de baixo mais fluida com saias em seda, cetim ou crepe trazem leveza e equilibram o composé. Nos pés, scarpins com salto quadrado e com amarrações no tornozelo trazem ainda mais charme à produção.

Romântico Sexy

A combinação do estilo romântico com o sexy tem como resultado uma silhueta extremamente feminina e explorada de maneira interessante, com decotes profundos, fendas estratégicas e muita atitude e autoconfiança.

Regata Alças Detalhe Renda – AMARO – R$ 119,90

Tente usar vestidos mais soltos e fluidos com decotes em V ou com as costas à mostra e equilibre a sensualidade com estampas claras e florais, além de sandálias tipo mule com salto quadrado e tiras finas.

Criativo e Moderno

Reprodução/Pinterest

Romântico Criativo

Visuais românticos com nuance criativa vão para o lado mais lúdico da moda, com bases fluidas e nem sempre com uma silhueta bem marcada.

Uma cartela de cores natural, com tons terrosos que mesclam aquele rosa queimado tipo blush com padronagens florais caem bem em saias ou vestidos soltinhos, que podem ser usados com botas country de cano alto ou médio, além de combiná-los com bolsas arrojadas e acessórios de cabelo como os lenços ou as tiaras.

Romântico Moderno

Se você é uma romântica moderna, invista sem medo em vestidos longos ou mídi com mangas bufantes e fenda, e sobreponha com uma poderosa jaqueta preta de couro.

Finalize os looks sempre com um calçado robusto como os coturnos ou sandálias meia pata de couro ou veludo. Acessórios são sempre bem-vindos para deixar o visual ainda mais interessante: aposte em tiaras com pedrarias ou em várias presilhas usadas de uma só vez. Bolsas diferentes e em cores contrastantes são extremamente modernas, e se escolhidas em cores como o branco ou rosa claro, unem o melhor dos dois estilos.

Leia também: Estilo #4: moderno.

Onde encontrar peças românticas

Se você descobriu como vestir estilo romântico e gostou, ou se ainda identificou seu estilo como mais feminino e delicado, confira as peças-chave que ainda não tem no closet no buscador do Paraíso Feminino e compare modelos, lojas e marcas que cabem no seu bolso! E lembre-se sempre de praticar o consumo consciente, que é inteligente, durável e versátil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *