Tendências

Tudo sobre o estilo boho

O lifestyle boêmio dos artistas do início do século XX inspirou o estilo que tem elementos visuais marcantes e atemporais

Embora o country seja predominante na temporada, não podemos deixar de falar do estilo boho que, por vezes, carrega os mesmos elementos da estética western, como os tons terrosos, as franjas, o jeans e o couro. As similaridades na aparência são grandes, mas o conceito abrange origens diferentes.

Em suma, o country tem origens africanas e nasceu nas áreas rurais do sul e do oeste estadunidense, refletindo as experiências e emoções dos habitantes das regiões. O estilo boho, abreviação de “boêmio”, tem suas raízes na cultura boêmia dos anos 1920, e era associado aos artistas, escritores e músicos europeus que levavam uma vida não convencional, muitas vezes caracterizada pela liberdade de expressão, experimentação artística e um amor pela vida simples e natural.

As semelhanças e diferenças entre o country e o estilo boho
Reprodução/Pinterest

Saiba mais sobre o estilo country e a tendência das botas texanas!

O que é o estilo boho

O estilo boho na moda incorpora uma mistura eclética de elementos étnicos, vintage e hippies, resultando em looks descontraídos, livres e expressivos. Contudo, é frequentemente caracterizado por estampas florais, tecidos fluidos, franjas, acessórios étnicos, peças vintage e uma mistura de texturas e padrões.

Em suma, o movimento hippie dos anos 1960 e 1970, com sua ênfase na liberdade, natureza e espiritualidade, também contribuiu para o desenvolvimento do estilo boho como conhecemos hoje, e é uma de suas maiores influências.

O legado do estilo boho nos festivais

Falando em movimento hippie, seu auge entre a década de 1960 e 1970 foi consagrado pelo Woodstock, icônico festival de música que aconteceu em 1969 e foi um marco em muitos quesitos. O evento foi um dos primeiros a apresentar o conceito “seja você mesmo” para o mundo, oferecendo três dias antológicos onde moda e música estavam completamente ligadas a um estado de espírito.

Moldados a partir do histórico Woodstock, festivais contemporâneos como o Coachella e o Lollapalooza têm personalidade própria, contudo, seguem o legado de seu precursor: usar a moda como ferramenta de expressão e de experimentação.

O estilo boho é um clássico nos festivais desde o Woodstock
Reprodução/Pinterest

Durante os anos 2010, coroas de flores, franjas, croppeds de crochê, batas, kimonos, chapéus, cintos de moedas ou de couro com fivelas duplas, body chains, rendas, transparência, suede e outros elementos característicos do estilo boho reinavam entre os looks escolhidos para curtir os shows – seja na Califórnia ou em São Paulo. Nomes como Vanessa Hudgens e Alessandra Ambrósio são grandes referências para relembrar os looks icônicos da época.

Em tempos pós-pandêmicos, o número de festivais de música aumentou significativamente. Em suma, se Lollapalooza e Rock in Rio antes eram os eventos mais conhecidos, hoje existe uma infinidade de opções que apresentam atrações mais segmentadas, indo do rap ao rock. Contudo, os looks também vão se inspirando em novas referências e as tendências de festivais abrangem uma maior diversidade – embora o estilo boho sempre marque presença, nem que seja ao menos em um detalhe.

Novos tempos para o estilo boho

Mesmo que não estivesse em alta nos últimos tempos, o boho nunca deixou de figurar os looks de quem curte visuais confortáveis, leves, descontraídos e desapegados, mas com toques elaborados. Contudo, em 2024 o estilo retorna aos destaques da moda após aparecer nos desfiles de outono da Chloé, Stella McCartney e Isabel Marant, com elementos repaginados que trazem de volta a essência que o definiu anos atrás.

Como aderir ao estilo de maneira contemporânea
Reprodução/Pinterest

Em suma, a temporada atual inspira minimalismo, e o boho adere a elementos sofisticados de uma forma mais polida. Em sua nova fase, podemos observar a forte presença dos tons terrosos em peças lisas, fluidas e com certa transparência. O couro, as franjas e os acessórios metalizados em dourado trazem a textura e o charme das composições. Estampas pontuais e delicadas ganham personalidade ao serem combinadas com cores mais fortes e elementos de estilo marcantes.

Como se vestir no estilo boho: elementos-chave

Se você gosta do estilo boho e quer saber como usá-lo de maneira atualizada, confira suas peças-chave, cores e elementos essenciais da temporada:

Paleta neutra com pontos de cor

Tons terrosos como off white, bege e marrom dominam o estilo boho, mas pontos de cor são sempre bem-vindos para deixar os visuais com mais personalidade. Uma maneira de atualizar as composições é apostar em combinações de cores que estão em alta na temporada, como as várias nuances de vermelho – principalmente o cereja.

Tecidos leves e trabalhados

O estilo boho valoriza a liberdade de movimento e o conforto, e isso se reflete na escolha de tecidos naturais e leves. Opte por peças feitas em linho, algodão, chiffon, tencel e viscose, que oferecem um caimento fluido e fresco. Além disso, tramas artesanais como crochê, tricô e renda acrescentam um toque de charme boêmio às roupas.

Calças de renda e blusas translúcidas – usadas separadamente – com modelagem ampla e muitos babados são ótimas apostas para a temporada.

Tipos de tecidos, peças, estampas e modelagens do estilo boho
Reprodução/Pinterest

Estampas vibrantes e autênticas

As estampas adicionam mais personalidade às peças. Desde o animal print até os florais orgânicos, experimente misturar diferentes padrões em uma única produção para criar looks únicos e expressivos, seja em vestidos, blusas, calças ou até mesmo blazers. A liberdade de expressão é uma característica marcante do estilo boho chic.

Modelagem amplas

Blusas, batas, vestidos, saias e outras peças boho são sempre caracterizadas por modelagens amplas e confortáveis, que contribuem para a estética despojada do estilo. Além disso, as mangas e barras flare também são um elemento marcante inspirados no estilo hippie.

Botas como elemento-chave

Com a temporada de meia-estação se aproximando, as botas tornam-se uma das principais opções para complementar os looks boho.

Desde modelos de cano médio e canos altíssimos, até os estilo cowboy ou montaria, os calçados proporcionam uma quebra interessante na produção. A escolha do tipo de bota ideal pode variar de acordo com a preferência pessoal e o estilo do look.

Estampas do estilo boho
Reprodução/Pinterest

Peças em couro

As peças em couro podem ser incorporadas de forma criativa para adicionar um toque de sofisticação às produções. Jaquetas, calças, bolsas e cintos em couro são opções versáteis que podem ser combinadas com outras peças boho chic para criar looks únicos e estilosos. Experimente inovar nas cores e texturas do couro, como marrom, bege e vermelho, e nos detalhes com franjas para adicionar um toque de personalidade às produções.

Acessórios maximalistas

Os acessórios inserem um toque final de irreverência e personalidade às produções do estilo boho.

Colares, brincos, anéis e bolsas em tamanhos grandes e detalhados são os melhores aliados para complementar os looks. Invista em peças maximalistas que tragam um ar de exuberância e autenticidade ao seu visual, refletindo a alma despreocupada e livre do movimento hippie.

O estilo boho é exuberante e autêntico
Reprodução/Pinterest

Onde comprar roupas, calçados e acessórios do estilo boho

Cheio de histórias, referências e diferentes influências culturais, o estilo boho celebra a liberdade, a expressão pessoal e a individualidade, sempre com um toque confortável e despreocupado. Se você se identifica com a estética eclética e vibrante, explore as opções disponíveis no buscador da Paraíso Feminino e encontre roupas, calçados e acessórios que capturam o estilo da vez. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *