Dicas de look Novidades Tendências

Estilo no olhar: os modelos de óculos mais fashionistas da temporada e seus precursores

Com referências de décadas passadas, os óculos da temporada carregam perfume retrô com um toque contemporâneo típico da miscelânea de épocas do final dos anos 2010

Dignos de fazerem toda a diferença nos looks, os óculos fashionistas deixaram de ser apenas um item de proteção para adornarem os visuais mais estilosos da estação. Houveram algumas temporadas que o acessório recebeu pouca atenção, mas no cenário fashion atual, os óculos, não somente os de sol, mas até mesmo as armações para lentes de grau tornaram-se item desejo e são capazes de deixar os visuais muito mais autênticos e estilosos.

Reprodução/ Pinterest

Uma breve história dos óculos

Como sempre, gostamos de apresentar as principais tendências do mundo da moda, mas com um pouco de história, afinal, nada mais autêntico que usar os itens que tenham a ver com nosso estilo, personalidade e experiências de vida.

Os primeiros registros do uso de óculos na história, foi no século I: uma lâmina verde, provavelmente de vidro, usada pelo imperador Nero. Inclusive, a palavra óculos surgiu na Antiguidade Clássica (de VIII a.C. à V d.C.) e deriva do termo “ocularium” que referencia as aberturas na armadura dos soldados, possibilitando a visão.

No século I d.C., pedras semipreciosas deram origem aos óculos de grau para perto, mas foi somente em 1270 d.C. na Alemanha, que foram criados os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites, porém, ainda não possuíam hastes. E foi nesse mesmo período, por volta de 1270 d.C. que as lentes escuras surgiram, porém eram pesadas e desconfortáveis à visão.

Reprodução/ Pinterest

No século XIV, os franceses inventaram o pince-nez, um novo design de óculos que mantinha o item na ponta do nariz. O modelo com hastes surgiu somente no século XVII, e até o século XX era feito sempre com lentes verdes. A partir dos anos 1900 a moda passou por diversas alterações inovadoras, drásticas e memoráveis, e com os acessórios não foi diferente: na década de 1960, o material dos óculos evoluiu e o policarbonato e o acrílico substituíram as matérias-primas antes utilizadas nas lentes. Na década de 1970 as lentes coloridas passaram a ser moda, e as tonalidades mais usadas eram verdes, marrons, pretas e cinzas, que absorvem mais de 80% da luz solar, protegendo a visão com mais eficiência.

Da necessidade à moda: óculos aviador

Logo após a Primeira Guerra Mundial, na década de 1920, a indústria de aeronaves crescia a passos largos, e os pilotos começaram a relatar distorções visuais devido ao reflexo do sol sobre as nuvens. E foi a partir de então que a Força Aérea dos Estados Unidos encomendou com a Bausch&Lomb lentes que protegessem a visão dos pilotos contra os raios UV e infravermelhos. Após dez anos de testes e pesquisas, na década de 1930 foi desenvolvida uma lente verde de cristal que refletia e bloqueava a luz solar.

Reprodução/ Pinterest

Então, um novo modelo de óculos surgiu, o Ray-Banner, “banidor de raios”, que logo foi abreviado para Ray-Ban e ganhou design inspirado nas primeiras máscaras usadas pelos pilotos de avião: com armação dourada e lente espelhada, o item tornou-se de uso obrigatório entre os militares e, tempos depois, passou a ser comercializado entre os civis. Mas foi graças ao filme “Top Gun – Asas Indomáveis” e a atuação de Tom Cruise na década de 1980 que o óculos tornou-se item-desejo, além disso, o clássico também serviu de inspiração para o desenvolvimento de outro modelo tradicional na década de 1950, o wayfarer, com armação mais grossa e formato anguloso que reina até hoje.

Óculos que marcaram décadas

Além dos anos 1930 que foram marcados pela invenção do óculos aviador e do desenvolvimento de lentes que, de fato, protegiam os olhos dos raios ultravioletas e infravermelhos, novos modelos foram desenvolvidos em outras décadas, sendo referências de moda de uma época. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas e seus exemplares mais icônicos, que rendem inspirações até hoje!

  • Anos 1950

Como falado anteriormente, o óculos aviador serviu de ponto de partida e inspiração para a criação do modelo wayfarer em 1956, e manteve sua estética em evidência durante os anos 1960, 1980 e 2000. O modelo clássico tem a armação preta em acetato e conta com a lente verde, também conhecida como G15.

Reprodução/ Pinterest

Investir no modelo vale a pena, já que é um clássico atemporal que sempre terá seu lugar dentro de produções de diversos estilos e propostas. Apesar de não ser um modelo recente, seu modelo tem características marcantes, ideal para incorporar o estilo moderno e esportivo, e traços tradicionais que podem agradar às clássicas e às básicas. O wayfarer é ideal para rostos ovais e redondos.

Outro modelo característico dos anos 1950 é o gatinho: seu uso foi popularizado após ser visto em celebridades icônicas como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Grace Kelly. Com as laterais pontudas, lembrando os olhos de um felino, o óculos gatinho, além de aparecer em celebridades, contava com anúncios que remetiam o acessório ao glamour e estilo.

Ainda hoje o modelo reina entre as principais tendências da temporada, e com suas armações coloridas e ousadas, conquistam o coração das criativas e das românticas que curtem um estilo retrô. O óculos gatinho é ideal para os rostos com formato oval, longo e diamante.

  • Anos 1960

Além da permanência do óculos gatinho no cenário fashion, os anos 1960 foram marcados por diversas revoluções na maneira de se vestir e se comportar, decretando o público jovem como o alvo de campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos, já que a rebeldia dos baby boomers afirmou que os jovens buscavam por independência e uma nova maneira de pensar e agir.

Basta olhar fotos da Twiggy, ícone fashion sessentista e perceber o espírito futurista da época, com seus óculos arredondados de armação grossa e nada básica. A vibe paz e amor dos hippies também aderiu aos modelos redondos, mas com armações metalizadas e de tamanho um pouco menor e mais discreto. John Lennon tornou-se o ícone da época e popularizou o uso do modelo que leva seu nome na marca Ray Ban, além dele, o beatle George Harrison também fez sucesso com seus pequenos e notáveis óculos com lente de coração.

O óculos redondo ou óculos John Lennon é ideal para quem curte um estilo básico, moderno, esportivo ou criativo com um perfume retrô. Além disso, ele cai bem em rostos ovais, quadrados, longos e diamante.

  • Anos 1970

Nos anos 1970, as formas cresceram, sejam as arredondadas ou quadradas/retangulares. As lentes ficaram mais claras e possibilitavam o “olho no olho”.

As armações ficaram mais finas e surgiram em silhuetas bem trabalhadas, das ponteiras à ponte: laivos setentistas que são, mais do que nunca, valorizados hoje em dia.

Os modelos da época rendem boas inspirações para os dias de hoje e trazem opções de todos os formatos, ideais para todos os estilos, do clássico ao criativo, além de tamanhos e shapes que podem harmonizar com todos os formatos de rosto.

  • Anos 1980

A exuberância da era disco espelhou a estética dos óculos de sol da época: as armações contavam com cores primárias, azul, amarelo, vermelho e também o branco, ora com lentes maiores e quadradas, ora com lentes menores e ovais, com formas arrojadas e consideradas modernas até hoje.

Reprodução/ Pinterest

Para quem é adepta ao estilo moderno, sexy, criativo e até mesmo o romântico, pode incorporar os modelos de óculos dos anos 1980 aos looks com um toque retrô que garantirá a bossa do visual.

  • Anos 1990

Marcado pela rebeldia e atitude do grunge, os anos 1990 contaram com modelos de óculos de sol em formatos ovais com armações grossas, lembrando uma estética retrô que faz referência aos anos 1950 e com modelos menores e as laterais pontiagudas, além de armações e lentes coloridas.

E como 2021 é uma miscelânea de revivals, os modelos menores, que apoiam-se na ponta do nariz e são muito mais um adorno do que usado para se proteger do sol, voltaram com força total e são itens desejo das fashionistas mais antenadas.

Eles vão bem em formatos de rostos longos, redondos, oval e diamante, além de agradarem aos estilos criativo e moderno.

  • Anos 2000

Os anos 2000 revelaram certa extravagância em relação aos óculos de sol: o modelo máscara virou febre no rosto de celebridades como o icônico casal Britney Spears e Justin Timberlake, Paris Hilton, as gêmeas Olsen e Beyoncé. Além disso, detalhes com strass, lentes em degradê, coloridas e espelhadas, além dos modelos over, transcendiam luxo e glamour.

Reprodução/ Pinterest

Com modelos a perder de vista, é possível encontrar óculos de sol dos anos 2000 que harmonizem com todos os formatos de rosto e que incorporem qualquer estilo.

Os modelos de óculos fashionistas mais desejados da temporada

Sabendo todas as referências dos óculos de sol que amamos até hoje, vamos descobrir quais são os modelos mais desejados de 2021 e que prometem continuar seu reinado na nova década que vem chegando:

  • Tartaruga

Conhecido de longa data, o efeito tartaruga imprime uma padronagem neutra em óculos fashionistas com armações em acetato de diversos modelos com um perfume retrô.

Os tons de marrom tornam o acessório versátil e digno de incorporar composições básicas, modernas e até mesmo clássicas, basta escolher o modelo adequado que orne com seu estilo e harmonize com seu formato de rosto.

  • Gatinho

Claramente trazendo à tona os anos dourados, o óculos gatinho volta ao mainstream fashion com armações de diversos estilos e com lentes de todas as cores.

Reprodução/ Pinterest

Para as românticas que curtem uma vibe retrô, as armações brancas ou vermelhas são ótimas opções, já os modelos mais modernos, com tamanhos menores, feitos em metal e com lentes degradê e coloridas são complemento perfeito para as modernas e criativas que curtem colocar seu lado fashionista para jogo.

  • Redondo

Os modelos a lá John Lennon mantiveram o mesmo design, mas também contam com detalhes contemporâneos, como lentes coloridas, espelhadas e armações em acetato de diversas cores.

Quer usar um modelo bem atual? Opte pela armação em tons de bege e a lente marrom, o resultado é superelegante e versátil.

  • Decorados

Herança dos anos 2000, os óculos de sol decorados com detalhes em metal, pérolas, cristais, correntes, ou até mesmo os clássicos strass e inusitados spikes, ganharam nova roupagem, que são a cara da temporada: cores vívidas ou neutras, padronagem de tartaruga ou armações translúcidas com lentes coloridas ou em degradê. Em resumo: quanto mais diferente, melhor.

  • Geométricos

Os modelos de óculos de sol geométricos fazem os olhos das modernas brilharem!

Reprodução/ Pinterest

Com formas quadradas, retangulares ou até mesmo gatinho, os ângulos bem demarcados inspiram um visual mais urbano e dramático, ainda mais no preto ou em cores intensas.

  • Quadrado Oversized

Os modelos pequenos estão na wishlist das fashionistas, mas Dior e Gucci apostaram em modelos de óculos quadrados oversized de tirar o fôlego, que também tem tudo para entrar pra nossa lista de desejos.

Eles dão um aspecto retrô ao visual e suas proporções grandes deixam qualquer produção estilosa no ato. Para entrar na trend de cabeça, eleja os modelos mais exuberantes, em tonalidades diferentes e lentes coloridas.

  1. Óculos pequenos

Gigi e Bella Hadid, Kendall Jenner, Rihanna e Bruna Marquezine são adeptas nível hard da tendência dos óculos pequenos. Mais fashionistas que eles, impossível.

Reprodução/ Pinterest

As celebs provam o poder e a versatilidade do acessório, inserindo-o em looks casuais básicos até os visuais de gala elegantérrimos, em composições de tirar o fôlego. Vale a pena o investimento se você quer conquistar um visual fashionista!

Onde comprar

Com mais de 350 lojas em sua plataforma, o Paraíso Feminino conta com as melhores marcas da internet em seu buscador, e você encontrará facilmente o seus óculos fashionistas preferidos! Compare preços e modelos e não deixe de aderir ao acessório que fará toda a diferença em seus looks, confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *