Dicas de look Tendências

Lastex: a textura da temporada

Preparadas para o comeback triunfal do franzidinho mais charmoso do verão? Confira 5 modelos para aderir!

Reprodução/Pinterest

Em detalhes sutis, ou em peças inteiras, o lastex aparece de maneira renovada para o verão 2021. Resgatado diretamente do final da década de 1990 e início dos anos 2000, o item vem ganhando cada vez mais popularidade em versões que vão desde as roupas mais despojadas aos modelos mais elegantes. Após um longo hiato no mundo da moda, a superfície elástica vem mostrando resistência à efemeridade das tendências e mantém-se firme e forte desde meados de 2018 até hoje, onde ganhou ainda mais força nos imponentes looks do street style.

Para quem não está familiarizado com o termo, o lastex é um fio de borracha comumente envolvido por algodão ou raiom. Quando costurado em tecidos planos os deixa franzidos, proporcionando aquela textura às peças. O item foi muito usado em peças íntimas no início do século XX, principalmente em espartilhos e cintas, e depois em roupas de banho. Até meados dos anos 1960 o lastex era usado também em roupas infantis, mas seu potencial foi elevado para decorar e também para fins utilitários em decotes, alças e para marcar a cintura, principalmente durante a febre do movimento hippie nos anos 1970.

Reprodução/Pinterest

A moda atual está inclinada a se inspirar em temas de protesto, disruptivos, e também procura retornar em tempos mais calmos e seguros, como uma válvula de escape da desafiadora realidade atual. É só perceber a forte presença dos anos 1980 e 1990 na moda e em todas as inspirações mais atuais. A estética camponesa reflete bem esse novo comportamento, e o lastex aparece justamente em peças com esse aroma leve e bucólico, em roupas de algodão com modelagens infladas e tecidos florais e delicados com tonalidades que remetem à natureza e dão aquele toque romântico nos visuais.

Leia também: As tendências da primavera/verão 2021.

COMO USAR PEÇAS EM LASTEX

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Como quem nos acompanha sabe, gostamos sempre de mostrar maneiras criativas de se usar as tendências, além de apresentar suas respectivas histórias, porque pode rolar uma identificação e aquilo pode passar a ser parte intrínseca da essência do seu estilo pessoal. Além disso, tudo pode ser extremamente versátil, basta pensar em produções que tenham a sua cara, inserindo peças e acessórios que representem bem o mood que deseja expressar

Combine com:

Vem ver cinco modelos das peças de lastex e confira qual mais combina com você. E lembre-se sempre de pensar se a roupa a ser comprada combina com seu estilo e se sua modelagem, cor ou estampa coordena com as demais peças do closet. É preciso consciência e inteligência para ter um estilo polido e autêntico!

MANGA BUFANTE

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Para quem tem um estilo mais moderno, ousado e um tanto quanto dramático, é interessante investir na blusa de mangas bufantes de lastex bem exuberantes. Embora o detalhe tenha ares casuais, o detalhe da modelagem inflada e volumosa traz outra proposta para a peça. Opte por cores fortes como o preto, vinho, verde esmeralda ou fúcsia. Caso queira a blusa estampada, opte por padronagens em cores contrastantes, como um poá branco, por exemplo.

Combine com:

Combine a blusa com uma minissaia bem estruturada com bolsos e detalhes metalizados ou com uma saia mídi mais fluida. Nos pés, uma sandália de bico quadrado dá o toque atual do visual, mas um coturno deixa o look com o toque urbano que o estilo moderno pede. Finalize com acessórios robustos como o colar e os brincos chunky, colaborando para tirar o ar despojado do lastex e deixar a produção mais imponente.

Leia também: Exuberância cool: manga bufante:

CIGANINHA

Reprodução/Pinterest

Combine com:

As modelagens ciganinha deixam os ombros à mostra de uma maneira delicada e representam bem o estilo romântico. Existem diversos modelos da peça, e com o lastex, ela fica ainda mais interessante por conta da textura que a técnica proporciona.

Para montar um visual casual para o dia a dia, invista em modelos tipo cropped da ciganinha lastex, até a cintura ou um pouco abaixo dela e combine com calça, shorts ou saia jeans. Complemente com acessórios como cinto, bolsa de couro e nos pés, opte pelo conforto escolhendo um tênis, sandália rasteira ou salto plataforma para quem não abre mão de alguns centímetros a mais no look.

Combine com:

Se você quer inserir uma blusa ciganinha de lastex em um visual mais arrumadinho para um jantar ou para marcar presença em ocasiões mais elegantes, opte pelo franzidinho apenas em pequenos detalhes, como no decote e nos ombros, nos punhos ou na cintura, para marcá-la e ajudando a trazer uma textura interessante ao look. Combine a peça com uma calça pantalona de linho, uma sandália de tiras finas, salto e bico quadrado e bons acessórios como brincos grandes e uma bolsa de mão com design arrojado e cor vibrante (para dar um ponto de cor, caso a composição seja em tons neutros).

TOMARA QUE CAIA OU BLUSA DE ALCINHA

Reprodução/Pinterest

Combine com:

O tomara que caia de lastex, seja ele cropped ou um pouco mais alongado, ou ainda os modelos com alças, são extremamente despojados e versáteis para ocasiões do dia a dia e compõem visuais super despretensiosos. Da areia da praia até o cenário urbano noturno, a peça em diferentes cores pode também ser usada de diferentes maneiras: somente ela, com um shorts de cintura alta e um lenço como cinto para tirar o visual da monotonia, ou com uma camisa como sobreposição. Com peças mais elegantes e sofisticadas como a calça pantalona, por exemplo, conseguimos um look hi-lo que se adapta a diversas ocasiões.

Combine com:

Para quem curte formas modernas de usar a peça de lastex, tanto tomara que caia quanto com alças, utilizá-la sobreposta à uma camiseta branca ou preta de malha de modelagem mais justa ao corpo proporciona um toque super cool ao visual!

CROPPED

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Como você já deve ter percebido, o comprimento até a cintura, mais conhecido como cropped, chegou para ficar, e as blusas mais curtinhas de lastex, sejam inteiras ou apenas em pequenos detalhes, quando contam com decotes, recortes translúcidos, partes estrategicamente mais justas e modelagens transpassadas, ganham uma nuance mais sexy, seja de forma sutil ou propositalmente mais caliente.

Combine com:

Se o seu estilo é mais sensual, você pode optar por usar a blusa transpassada com lastex na cintura e regular a profundidade do decote de acordo com sua preferência. Combine o cropped lastex com uma pantacourt ou com uma saia mídi para deixar o look mais elegante e apropriado para ocasiões cotidianas. Caso prefira por toques modernos no composé, opte pelos modelos de blusa de manga longa em tecidos translúcidos com a gola e os punhos em lastex; use um sutiã de renda por baixo e combine com uma minissaia ou calça pantalona, um salto alto e voilà: temos um look moderno, elegante e sexy na medida certa!

Leia também: Um verão de faz de contas: acessórios de miçangas são a tendência da vez

VESTIDO MIDI

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Se você pensa que o lastex não figura peças mais elegantes e sofisticadas, saiba que usando acessórios, calçados, roupas e todos os seus detalhes da maneira certa e de acordo com seu estilo, tudo é possível! O comprimento mídi, por exemplo, é caracteristicamente romântico e clássico, esbanja feminilidade e elegância, enquanto o franzidinho do lurex é despojado e casual, mas quando ambos se encontram de maneira harmônica, o hi-lo deixa tudo menos óbvio e mais interessante, com texturas e informação de moda!

Combine com:

Para esse hi-lo inteligente, escolha um vestido lastex mídi de gola alta com mangas bufantes, com lurex na gola e nos punhos. Quanto ao tecido, opte pelos mais estruturados e com a cintura marcada, com um caimento levemente rígido, e se encontrar a parte de cima com recortes translúcidos, aposte sem medo! Prefira por cores escuras ou estampas tradicionais para que o toque sofisticado seja marcante! Finalize com acessórios refinados e uma sandália de salto quadrado e tiras finas.

ONDE COMPRAR PEÇAS COM (E DE) LASTEX

Se você ficou querendo experimentar a trend de algumas décadas atrás nos looks mais atuais, experimente inserir as peças de lastex em seu estilo pessoal, e busque a melhor forma de torná-lo autêntico e atemporal dentro das produções que elaborar. Encontre os modelos que procura por preços que cabem no seu bolso, buscando no Paraíso Feminino. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *