Dicas de look

Macacão: uma peça, mil possibilidades

Inicialmente criada para a classe trabalhadora, a peça única encantou o universo fashion, conquistou o público feminino e hoje rouba a cena em diversos looks com uma nuance girl power

Com versões em diferentes comprimentos, materiais, cores e estilos, o macacão, independente do modelo, tornou-se uma peça clássica no guarda roupa feminino. Da informalidade do dia a dia à sofisticação de festas e ocasiões especiais, o item é uma opção autêntica e que permite o uso da criatividade na hora de produzir looks, investindo em acessórios, peças por baixo, sobreposição e customizações que ajudam a trazer mais personalidade ao composé.

Reprodução/ Pinterest

A primeira aparição do macacão foi no século XIX, em meados de 1850, quando houve a necessidade de juntar o avental e a calça para os trabalhadores da época. A peça era unicamente masculina e contava com uma modelagem utilitária, desenvolvida especialmente para a classe trabalhadora.

A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento divisor de águas em diversos aspectos, inclusive na moda. Durante o período, houve racionamento de materiais e tecidos, fazendo com que diversas maisons fechassem e que as roupas – principalmente femininas – passassem por grandes transformações. Com a ausência dos homens para desenvolver trabalhos essenciais para que a “roda continuasse girando”, as mulheres precisaram assumir seus postos de trabalho, passando a vestir roupas mais simples, funcionais e utilitárias, como o próprio macacão, em tecidos mais grossos, a fim de protegê-las durante o expediente, tanto nas fábricas quanto no campo.

A peça pode ser considerada um grande símbolo de emancipação feminina, já que durante esse período, mesmo que por eventualidades da guerra, elas foram forçadas a ser mais fortes e independentes longe de seus maridos. A partir daí, a consciência de seu próprio poder foi fazendo com que as mulheres questionassem cada vez mais seu papel na sociedade, e que aos poucos, fossem exigindo o que lhes pertencia – essa luta continua até hoje, e mesmo que com muitas evoluções, ainda temos muito o que conquistar.

Reprodução/ Pinterest

No período pós-guerra, por volta de 1930, os macacões ganharam visibilidade e passaram a ser vistos em celebridades de Hollywood, em visuais icônicos que causaram frisson em quem fazia questão de estar na moda e copiar os looks das atrizes mais hypadas da geração. A partir daí, a peça ganhou outra conotação e passou a fazer parte de looks casuais, elegantes e foram criados modelos projetados para complementar e favorecer o corpo feminino.

A modelagem ficou mais ajustada, os bolsos ficaram maiores e os macacões passaram a ser produzidos em diferentes tecidos, com fivelas e aviamentos que adornavam a peça, a afastando da tradicional imagem funcional e utilitária, indo para um patamar de peça-desejo fashion e casual. O item tornou-se referência nos anos 1950, 60 e 70, chamando cada vez mais a atenção da indústria e conquistando um espaço cativo no closet feminino.

Recentemente, os macacões utilitários, largos e com shape masculinizado em cores como cáqui ou verde militar, invadiram o street style com combinações ousadas e saindo da maneira óbvia de usar e coordenar a peça. Há quem não dispense os clássicos vestidos longos e fluidos para festas e casamentos, mas também há quem prefira pelo macacão para fazer diferente e produzir looks cheios de estilo e personalidade.

Confira agora ocasiões, estilos e modelos de macacões que acompanham a diferentes propostas e exale girl power por onde for – propositalmente ou não:

Leia também: Lições da quarentena: como descobrir seu estilo.

1. Macacão jeans

Com uma pegada casual e despojada, o macacão jeans é uma peça prática e versátil, que permite fazer desde combinações básicas até as mais rebuscadas, sempre com um toque jovial e moderno, proporcionado pela atitude nata do denim.

Reprodução/ Pinterest

Para quem prefere por visuais mais básicos e simples, a jardineira jeans é uma peça com grande presença no look, e permite ser complementada por outros itens mais simples, como uma camiseta ou blusa de malha, lisa para quem opta por discrição, ou estampada, para dar um up na produção. Para deixar o visual mais alinhado, dobre a barra da calça e arremate o composé com um tênis casual ou de veia esportiva, trazendo à tona uma nuance urbana.

Mas não são somente visuais básicos que o macacão jeans figura: os modelos mais elaborados, com mangas, gola, bolsos ou cintos que marcam a cintura, podem ser combinados com calçados de salto alto, deixando o look mais arrumado e adequado para ambientes informais com uma dose de elegância. Não esqueça de adornar a produção com acessórios como uma bolsa, óculos de sol, ou brincos grandes e coloridos.

2. Macacão estampado

Os modelos do macacão estampado geralmente são em tecidos maleáveis e fluidos, possibilitando o uso no dia a dia, de maneira despojada, ou até mesmo em ambientes mais elegantes, dependendo do tecido e do restante da composição.

Reprodução/ Pinterest

As modelagens mais fechadas em tecidos mais estruturados e de algodão transmitem uma imagem mais elegante; combine com calçados de salto quadrado para manter a elegância e o conforto. Nos dias mais frios, vista uma blusa de gola alta por baixo, trazendo uma informação a mais no look, já para as altas temperaturas, invista em acessórios que exalem frescor, como anabelas de corda, bolsas de palha e até mesmo acessórios de cabelo, como faixas, scrunchies e chapéus.

Leia também: Tendências de inverno 2020: acessórios chunky.

3. Macacões elegantes

Às vezes é difícil pensar em um look elegante para algum evento especial, ou até mesmo para o trabalho, que peça por mais sofisticação e sobriedade. Pensar no macacão como uma opção é válido: por ser uma peça única, é muito mais prático e fácil de elaborar combinações.

Reprodução/ Pinterest

Caso tenha um evento do trabalho ou até mesmo uma festa que fique no meio termo entre o elegante e o despojado, opte por um macacão preto e liso com recortes e alças grossas, que fazem com que a peça fique muito mais interessante. Na parte da calça, prefira pelo modelo pantalona com a cintura marcada, mantendo uma silhueta bem feminina. Com o colo à mostra, valorize-o ainda mais com um máxi colar com pedras coloridas ou de cor única, como prata ou dourado. Deixe o macacão brilhar junto ao colar e escolha uma clutch preta e básica. Finalize com uma sandália de salto fino e meia pata, proporcionando um visual mais longilíneo.

Se você gosta de visuais modernos e autênticos, opte por um macacão cinza, com um tecido mais robusto e estruturado, numa modelagem arrojada, com decote em V, mangas longas dobradas, cintura marcada por um cinto feito do mesmo tecido da peça, e uma calça de modelagem bem ampla, com pregas ou pences, ajudando a dar um efeito mais sofisticado ao visual; dobre a barra e deixe-a um pouco mais curta para combinar com sandálias imponentes, como os modelos meia pata de salto quadrado e com tiras grossas, se preferir, torne o calçado o protagonista do visual investindo em cores intensas, já se quiser manter uma linha mais sóbria, opte pelos tons neutros como preto ou branco. Arremate com uma bolsa transversal ou com uma clutch de couro em tom neutro ou mais vívido, harmonizando com o calçado.

Para quem tem preferência por visuais mais básicos e clean, o macacão jeans com uma modelagem mais elaborada pode ter vez até mesmo em ocasiões mais elegantes. A versatilidade do denim faz com que o item transite entre diversos ambientes, dentro de diferentes propostas: aposte no jumpsuit com uma calça de modelagem mais reta e não tão justa ao corpo, com a parte de cima simples, apenas com alças mais finas, sem botões ou fivelas, mantendo o minimalismo da peça. Por baixo, vista uma camisa branca social mais ajustada e finalize o composé com botas de couro ou com uma sandália de salto quadrado na cor preta, ou para as mais ousadas, na cor branca. Não esqueça dos acessórios: brincos de argolas douradas e uma bolsa de couro pequena, lisa e em tom sóbrio, arrematando o visual no melhor do estilo básico-easy-chic.

Leia também: 8 ideias de acessórios e truques de styling para transformar o seu look.

4. Macacão utilitário

As tendências surgem de acordo com o momento em que estamos vivendo, seja por conta da política, história ou economia. O macacão utilitário deu as caras novamente há poucas temporadas, trazendo modelos que realmente lembravam uniformes de fábricas de décadas atrás, com uma modelagem ampla e uma silhueta masculinizada, talvez para exaltar que a mulher pode ser o que ela quiser, e que cada dia luta mais para não se prender a estereótipos e padrões de comportamento que a sociedade exigia e ainda exige de nós. A peça mais larga e em cores como cáqui ou verde militar são verdadeiros itens girl power, além de super fashionistas e modernos.

Reprodução/ Pinterest

Para trazer as peças a looks – e locais –  de maneira mais fácil, opte por modelos que mantenham a característica mais ampla da peça, mas com um cinto, decote, ou recortes, que enriqueçam o item e o deixe mais fashion e usável e menos conceitual.

Já que o macacão utilitário por si só já tem uma aparência masculinizada, invista em usar a peça com calçados de salto, como as mules, sandálias de tiras finas e até mesmo botas de bico fino. As bolsas e acessórios também são essenciais para contrapor com a seriedade do macacão e manter o equilíbrio do look, o editando com informação de moda e evitando uma produção caricata e forçada demais.

5. Macacão para festas

Se você é do time das que amam um look impactante e nada óbvio em festas, já deve ter pensado no macacão substituindo vestidos longos com uma nuance sexy, clássica ou romântica e dando vez a uma proposta mais moderna e criativa.

Reprodução/ Pinterest

Para as que foram convidadas para um casamento ou festa mais elegante, opte pelo macacão longo em tecido fluido, com calça pantalona que contenha fendas – caso goste de um toque sensual no composé – e com a parte de cima mais justa e com um decote em V, valorizando qualquer silhueta. A peça pode conter babados, pregas ou bordados, colaborando para uma proposta mais elegante e sofisticada. Nos pés, use uma sandália de salto e tiras finas em um tom que converse com o restante da produção e finalize com acessórios poderosos como máxi brincos com pedras coloridas e um colar, além da clutch com brilhos.

Caso os looks mais clássicos não façam seu estilo, aposte em um macacão assimétrico de um ombro só, com manga bufante, cintura marcada e uma modelagem mais volumosa e inflada, com uma calça que fique mais justa apenas conforme vai se aproximando do tornozelo. Para equilibrar com a vibe exuberante da peça única, finalize o visual festivo com calçados e acessórios clássicos, mais discretos e delicados.

Estampas, assimetrias, bordados, brilhos e cores exuberantes são bem-vindos nos visuais festivos, apenas atente-se aos calçados e acessórios: eles devem entrar no look para harmonizá-lo e equilibrá-lo, evitando aquele aspecto too much não intencional, mas se a proposta realmente for algo maximalista, vá fundo nas cores e exageros, mas sempre respeitando seu estilo e procurando inserir informação de moda, a fim de não deixar a produção monótona e sem graça.

Onde encontrar modelos de macacão

É importante lembrar que por ser uma peça única, o macacão proporciona diversas possibilidades de combinações e truques de styling: ora ele pode ser usado sozinho, ora com sobreposição, peças por baixo, ou fazendo a vez de uma calça ou short. No caso dos modelos mais elegantes, quando usados em festas e ocasiões especiais, após o uso, podem ser adaptados a visuais para o dia a dia, fazendo customizações, usando com tênis, jaquetas jeans ou de couro e acrescentando itens mais casuais e despojados, a fim de proporcionar uma vida longa à uma peça que não é tão barata e com o intuito de ampliar o leque de opções que você dispõe no closet.

No caso dos macacões casuais, também vale inventar maneiras elegantes de usá-los: acrescente um salto, acessórios poderosos e imponentes e insira a peça de maneira nada óbvia em ambientes – até então – inusitados. Ressignificando as peças e proporcionando mais versatilidade a elas, consumimos de maneira mais consciente, aumentamos nosso repertório de moda e economizamos, não só nosso dinheiro, mas os recursos do planeta, além de produzirmos looks muito mais autênticos e com um valor formado por conceito e criatividade.

Confira em nosso buscador o macacão que está à procura: lá, você encontra uma enorme variedade de modelos, marcas e valores! E não deixe de conferir nossa área de cupom de desconto, com porcentagens exclusivas para os usuários do Paraíso Feminino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *