Dicas de look

Saia plissada: romantismo, elegância e versatilidade

Do dia a dia à moda festa, a peça diferencia e traz charme extra aos visuais

Reprodução/Pinterest

Romântica, elegante e incrivelmente versátil, a saia plissada transita – com facilidade – entre as diversas ocasiões possíveis, tanto de dia quanto de noite. Seu comprimento mais comum é o midi, mas também podemos criar looks extremamente estilosos com o modelo longo ou curto: a verdade é que a saia tem uma textura diferente que traz informação de moda a qualquer contexto em que estiver inserida, dando aquele plus de estilo, charme e autenticidade.

O QUE É SAIA PLISSADA

Reprodução/Pinterest

O plissado é uma técnica que consiste em fazer dobraduras no tecido a um aquecimento aproximado de 120˚C, e esfriando logo a seguir, ainda dobrado até 0˚C. Qualquer tecido pode ser plissado, mas para que o plissê tenha longa duração em uma peça de roupa, é preciso que a trama tenha, no mínimo, 65% de poliéster em sua composição.

Algo importante a ser lembrado é que a saia plissada é diferente da saia de pregas! A primeira consiste na técnica descrita logo acima, por processo mecânico ou manual, e a segunda tem suas dobras costuradas.

Leia também: As principais tendências do Outono/Inverno 2021.

COMO USAR SAIA PLISSADA

Reprodução/Pinterest

Em relação à versatilidade da saia plissada, nos referimos tanto ao modelo em geral quanto à uma peça específica, que dependendo da cor e do tecido, pode figurar looks do dia a dia em uma proposta mais casual, o visual de trabalho, com doses de elegância e formalidade e finalmente às produções festivas, em uma composição mais fina e sofisticada.

Confira algumas inspirações, caso esteja procurando ideias de o que usar com saia plissada:

SAIA PLISSADA NO DIA A DIA

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Para a casualidade é preciso conforto para enfrentar todos os compromissos do dia a dia, mas estar confortável não significa investir em um look sem graça: muito pelo contrário, você pode usar o adjetivo a seu favor e criar produções inusitadas. Combine a saia plissada com camiseta e mescle elegância e romantismo com o toque despojado da t-shirt. Quanto à parte de baixo, você pode optar por uma peça mais básica em cor neutra e lisa, ou em uma tonalidade diferente, como verde, fúcsia ou azul royal em tecido com brilho acetinado ou metalizado.

Combine com:

Para finalizar o look comfy e mega estiloso, combine a saia plissada com tênis, invista em um óculos de sol de design clássico e em uma bolsa estruturada e retangular de couro na cor de sua preferência. A sugestão de comprimento é o midi, mas você também pode apostar na saia plissada curta, nossa dica é investir em modelos em tecidos mais pesados e estruturados. Caso o tempo esfrie, jogue uma jaqueta jeans por cima e arremate o composé com muito estilo.

SAIA PLISSADA PARA TRABALHAR

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Seja em um ambiente formal ou informal, o melhor modelo para se investir em um look de trabalho é a saia plissada midi, que exala elegância e feminilidade e combina com diversas partes de cima, sejam blusas mais justas e básicas, ou com modelagem levemente ampla e com detalhes. Para inspirar uma imagem mais formal, combine a saia plissada com camisa em tecido maleável e em modelagem de sua preferência. Equilibre as duas peças: se a parte de baixo for em tecidos acetinados ou tiver alguma padronagem, é recomendável que a parte de cima seja neutra e vice-versa.

Combine com:

Jogar um blazer para sobrepor a composição é uma ótima opção, e você ainda pode unir a saia plissada com cinto para marcar e estruturar a cintura. Nos pés, use um scarpin tipo slingback ou uma sandália de salto quadrado com tiras finas ou em um design mais arrojado para trazer modernidade ao composé. A dica geral para usar a saia plissada no ambiente de trabalho é sempre optar por cores elegantes, mesmo que elas não sejam neutras, e por peças de boa qualidade, tecido e bons acabamentos. Você pode optar por uma vertente mais elegante ou moderna, a peça cai bem em ambas as possibilidades.

Combine com:

Caso seu local de trabalho seja mais informal, modernize o composé combinando a saia plissada com All Star, fazendo um hi-lo interessante entre tecidos sofisticados, modelagens elegantes e a jovialidade do calçado em cor neutra, colorido ou com padronagens diferentes.

SAIA PLISSADA PARA DATE

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Mesmo que tenhamos plena consciência de nosso estilo, sempre surge a dúvida do que vestir para um date – por menor que ela for. Mas tudo depende, principalmente do local: você pode ir a um piquenique, ir ao cinema, almoçar ou jantar, e cada ocasião tem uma necessidade diferente. Mas podemos garantir que a saia plissada se encaixa em todas; quer ver?

Para o piquenique

Opte por uma composição mais despojada e confortável. A saia plissada midi com camiseta (ou suéter de tricô, no caso dos dias mais frios) + tênis é o combo perfeito para o piquenique – escolha uma cartela de cores que represente sua personalidade: mais clara e delicada ou mais escura e intensa. Prenda os cabelos em um rabo de cavalo alto com um scrunchie estiloso, invista em acessórios delicados e faça uma make bem leve e natural. O seu perfume favorito pode ser o “gran finale” do visual.

Combine com:

Para o cinema e almoço

Ambas as ocasiões pedem por um meio termo entre elegância e informalidade, portanto, escolha uma saia plissada xadrez para imprimir personalidade na composição e combine-a com uma camiseta, blusa de alcinhas ou uma blusa mais elaborada com franzidos, babados ou recortes que deixem a produção mais interessante. Nos pés, você pode investir em uma sandália clássica de tiras finas e salto quadrado, ou ainda, em designs arrojados em cores vibrantes, exalando uma estética mais criativa e alegre. As mules e flatforms são opções descoladas para quem não abre mão do conforto sem perder o estilo, enquanto as botas, sejam as mais tradicionais ou os modelos robustos, deixam o composé cheio de personalidade e modernidade.

Combine com:

Um blazer, jaqueta jeans ou de couro podem ser a terceira peça do composé; enquanto o blazer traz mais elegância e formalidade, a jaqueta deixa o visual mais jovem e despojado, sem deixar o estilo de lado. Itens pontuais como um brinco grande, colorido e geométrico, um colar de correntaria dourado ou colorido, uma tiara de pedrarias ou mix de pulseiras coloridas podem ser sua marca registrada de estilo. Mesmo diante da dúvida do que vestir, nunca se esqueça de focar nos itens que mais te representam, pois dessa forma, o restante vai fluindo e ficando mais fácil. Ah! Não esqueça da bolsa para levar o necessário!

Leia também: ESTAMPA XADREZ: TENDÊNCIA INVERNO 2021

Para o jantar

O convite para um jantar já nos faz imaginar algo mais arrumado, por mais descontraído que o local seja. Aposte na saia plissada midi na cor de sua preferência em tecido fosco, texturizado como o tricô, por exemplo, ou acetinado. Use um cinto para estruturar e marcar ainda mais a cintura. Na parte de cima, use uma blusa básica de alças finas por dentro da saia e finalize com um blazer: oversized ou ajustado, na modelagem que mais combinar com seu estilo pessoal. Complemente o look com acessórios, como uma argola mais robusta, um mix de colares delicados e arremate com uma bolsa arrojada. Nos pés, uma sandália de tiras finas ou um modelo irreverente finalizam o visual.

Combine com:

Para deixar o look moderno e fashionista dentro do seu estilo, invista na cartela de cores que mais gosta, em modelagens com recortes, assimétricas, oversized ou em peças coloridas ou estampadas. Não se prenda à ideia de que o look para um date precisa ser romântico: o seu charme está em ser exatamente quem você é.

SAIA PLISSADA DURANTE EVENTOS NOTURNOS

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Tem uma balada ou festa noturna e quer investir em um look autêntico e diferente da maioria? Aposte na saia plissada tipo couro ou metalizada ou com fios de lurex, e no geral, em tramas mais pesadas e rígidas, com plissês mais largos. Combine a saia plissada com cropped, com blusas básicas de alças finas, de manga longa e gola alta ou com corsets estruturados. Invista nas sobreposições, como blazers modernos, jaquetas de couro ou sobretudos arrojados.

Combine com:

Nos pés, pode-se combinar a saia plissada com bota, com sandálias de tiras finas, meia pata ou com salto plataforma em couro e com detalhes prateados como ilhós ou spikes, trazendo um toque urbano e dramático ao composé. A saia plissada com coturno também é uma ótima combinação e coordena bem com camisetas de banda e em composições com estética rocker.

Leia também: 5 ideias de looks estilosos para usar durante o inverno.

SAIA PLISSADA PARA CASAMENTO

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Da mesma forma que em outras ocasiões, você pode variar a maneira de usar a saia plissada para casamento: de um jeito mais básico e minimalista, em uma proposta mais criativa, romântica ou com um aroma moderno.

Combine com:

A dupla saia plissada longa + camiseta pode ser uma ótima opção para quem quer discrição, porém com alta dose de autenticidade. Claro que não estamos falando da peça em malha, mas das opções mais sofisticadas do modelo, em tecidos refinados como cetim, crepe ou seda. No caso das modernas, a saia plissada preta em tecidos translúcidos e elegantes pode ficar ótima com um cropped tipo corset, com ilhós e amarração, sobreposto por um blazer alongado e bem estruturado. As criativas devem investir em cores, recortes e acessórios arrojados.

Não esqueça dos acessórios: um brinco grande, um colar marcante ou um mix delicado de aneis elegantes. Uma clutch básica ou irreverente para acompanhar o mood da produção e uma sandália ou scarpin finalizam o look para o casamento!

ONDE ENCONTRAR SAIA PLISSADA

Você sabia que a saia plissada é atemporal? Além de toda sua versatilidade de ocasiões, ambientes e estações, a peça mantém lugar cativo nos looks femininos, ainda mais quando o modelo é de alta qualidade e coordena com a personalidade e estilo pessoal de quem a usa. Encontre no buscador do Paraíso Feminino a saia plissada ideal para seus visuais ficarem ainda mais incríveis, charmosos e elegantes. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *