Tendências

Manual da bota feminina

Os principais modelos da temporada e maneiras inspiradoras de usá-los

Reprodução/ Pinterest

O frio está dando as caras novamente, e claro, as botas femininas já começam a sair do armário para figurar looks clássicos, modernos, básicos e de todos os outros estilos, basta inserir o modelo que mais representa seu mood dentro de suas composições preferidas.

A verdade é que as botas não são unicamente invernais, elas transitam entre todas as estações, mas é bem característica em visuais mais quentes e de estética mais pesada, justamente por sua função utilitária.

Os modelos em alta e como usá-los

Reprodução/ Pinterest

Mesmo que as botas femininas sejam figurinha carimbada nos looks invernais, a cada temporada aparecem novos modelos em alta e que trazem um ar mais moderno e atual aos visuais. E como sempre frisamos aqui, não precisamos nos render às tendências que não combinam com nossa personalidade nem com a mensagem que desejamos passar com nossas produções: podemos nos aproveitar delas para potencializar nosso estilo pessoal com autenticidade, inteligência e consciência.

Reprodução/ Pinterest

Outro aspecto importante a ser destacado na temporada atual, é que as botas femininas também acompanham a atmosfera dos tempos em que vivemos: perceba que os modelos mais procurados atualmente são mais confortáveis e casam com os já explicados sentimentos que procuramos durante o período de isolamento e transição pós-pandêmica. Confira na matéria sobre as principais tendências do outono/inverno 2022 que dominam a moda durante os tempos de pandemia.

Vamos aos modelos e às inspirações para combinações incríveis?

1. Over the knee

Poderosas e imponentes, a bota feminina cano longo over the knee garante um toque fashion em qualquer look que estiver inserida.

Reprodução/ Pinterest

Ela está em alta há algum tempo, e ao que tudo indica, manterá sua permanência no cenário fashion de maneira atemporal, ainda mais quando o bico, salto, cor e material escolhidos ressoam verdadeiramente com seu estilo pessoal.

Para que ela fique mais discreta e com um aspecto mais clássico nos looks, aposte em visuais monocromáticos, principalmente o all black, com a bota otk em materiais como couro ou camurça, pois desta forma, ela irá te aquecer além de trazer elegância e conforto ao composé, sem deixar seu poder de lado. Já no caso de quem quer dar destaque ao calçado, insira a bota em produções com cores contrastantes, explorando sua vertente moderna e com um toque fashionista, principalmente quando combinada a saias e vestidos de comprimento curto ou midi e longo com fenda.

Os modelos da bota over the knee são encontrados em diferentes comprimentos de cano, em materiais como couro e camurça, cores neutras ou mais vibrantes, bico fino, quadrado ou arredondado, salto fino ou quadrado, além de uma enorme variedade de detalhes como amarrações, ilhós, zíperes e fivelas, remetendo à estética das botas country, ou mantendo seu aroma fashion e moderno.

2. Coturnos

De uns tempos para cá, a bota feminina coturno, ou as combat boots, vêm ganhando cada vez mais variações.

Reprodução/ Pinterest

Inicialmente, encontrávamos os modelos mais tradicionais, que carregam aquele aspecto utilitário e militar, mas com o passar do tempo, o calçado foi evoluindo com saltos diferenciados, cadarços, materiais, cores e no design em geral, que mesmo diante de tantas mudanças, mantém sua essência mais robusta e dramática.

Os modelos mais vistos da temporada são os de bota feminina com cadarço com cano mais longo, por vezes com detalhes como fivelas e zíperes, além do marcante salto chunky plataforma, compondo uma imagem bem urbana e dramática.

Como usar bota coturno feminina

Para quem tem dúvidas de como inserir os coturnos nas composições, pense que ele pode ser o item em destaque no look, como por exemplo, ao combiná-lo com vestidos românticos e quebrar um pouco a delicadeza da produção, ou ainda, complementar visuais dramáticos com formas angulosas, contrastes e transparências.

O coturno também fica ótimo em visuais básicos, trazendo informação de moda e um ponto de destaque para a neutralidade de maneira sutil e arrojada.

3. Bota chelsea

Os modelos mais característicos da bota feminina cano curto chelsea lembram bastante os calçados mais rústicos de couro que fazendeiros usavam – e ainda usam – tipo botinas.

Reprodução/ Pinterest

O modelo tornou-se ainda mais popular na década de 1960 por ter sido adotado como “uniforme” dos Beatles, e desde então, ora está em evidência, ora mais em baixa, mas a verdade é que quem curte a bota chelsea, a usa independente das tendências.

E dentre as variações e evoluções da bota chelsea, ela aparece em modelos mais robustos, com salto mais imponente, mas mantém suas principais características, como o elástico lateral e a parte frontal lisa, sem cadarço, tornando-se uma espécie de coturno.

Como usar bota chelsea feminina

A bota chelsea em seu design mais tradicional é bem versátil e combina bem tanto em looks básicos com jeans e camisa, quanto com propostas mais elaboradas com vestidos fluídos ou sobretudos.

Os modelos mais arrojados e robustos podem quebrar o romantismo ou sensualidade de looks com saia curta e meia calça, além de trazerem um toque interessante e dramático em visuais com nuance moderna.

4. Galochas

Há tempos que as galochas não são apenas utilitárias.

Reprodução/ Pinterest

A bota de chuva ganhou status fashion há algumas temporadas e aparece agora em versões em diferentes cores e design, inclusive, evoluindo para um modelo mais fashionista conhecido como rubber boots, ou botas de borracha em livre tradução.

Use as galochas de cano longo em cores escuras em visuais do dia a dia com calça de alfaiataria e jaqueta de couro, em um mood confortável, porém arrojado e nada óbvio.

Para um ar mais fashionista e criativo, use bases curtas como vestidos ou saias, e sobreponha o visual com uma terceira peça oversized e alongada, para arrematar de forma inusitada com as rubber boots.

5. Botas country

O auge das botas country – ou texanas – foi entre 2018 e 2019, mas quem curte o estilo meio cowboy aderiu aos calçados de forma permanente.

Reprodução/ Pinterest

Por isso sempre dizemos para aproveitarmos as tendências de forma inteligente, como uma oportunidade para adquirir itens que somem ao nosso estilo. 

Além disso, no clima camponês que se instala com cada vez mais afinco no mundo fashion, as variações de couro em tonalidades neutras da bota é uma ótima opção para arrematar looks bem atuais.

Como usar bota country feminina

O calçado fica ótimo em composições básicas, mas também complementa perfeitamente looks mais fashionistas, modernos e criativos com peças exuberantes e de nuance vanguardista. 

Outra maneira de inserir a bota country feminina nos visuais é investindo em uma estética rocker, com o preto predominante, acessórios prateados, como um cinto de couro com fivela dupla e uma jaqueta de couro para sobrepor o visual.

Onde comprar bota feminina

No buscador da Paraíso Feminino você digita o seu modelo de bota feminina preferido e encontra diversas opções de modelos, materiais, cores, lojas e marcas. Dê match com a sua preferida e aproveite os dias mais frios com um calçado que é a sua cara. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *