Dicas de look Tendências

Guia de tendências: moda verão 2021

O Paraíso Feminino pesquisou as principais tendências do verão 2021 e te conta quais são as roupas que dominarão seu closet na temporada mais quente do ano

Generosamente banhada por luz solar, a estação mais quente do ano está se aproximando e promete altíssimas temperaturas. E enquanto isso, a moda verão 2021 já chega garantindo uma silhueta libertadora e peças versáteis, que transitam do dia a dia à ocasiões mais arrumadas com enorme facilidade.

Reprodução/Pinterest

Por outro lado, a veia exuberante do camp extrapolou o Met Gala e dá sinais claros de que o sportwear começa a dar seus últimos suspiros no street style.

A era das dualidades

Vivemos um momento de muitas dualidades, tanto no cenário político e econômico quanto na moda. Claramente as tendências são um reflexo dos acontecimentos cotidianos: ora a realidade é tratada de maneira fria, impactante e dramática, ora é traduzida de maneira mais leve, trazendo esperança de tempos melhores com intervenções lúdicas.

Reprodução/Pinterest

Ao mesmo tempo que a realidade é um pouco dolorida, a ausência de apenas uma verdade absoluta é essencial para que encontremos nosso caminho: cores vívidas ou pálidas, peças de linhas simples ou maximalistas, ir de jeans e camiseta ou com um vestido de mangas bufantes e com babados assimétricos abre um mundo de possibilidades para testar coisas novas e descobrir seu estilo – seja pela primeira, ou pela décima vez.

Qual vai ser a moda do verão 2021?

Após reflexões sobre o que realmente impacta a moda e qual a razão daquelas modelagens, cores, aviamentos, calçados e acessórios estarem na passarela, vamos ao que interessa: o que vai ser a moda verão 2021 no nosso dia a dia? Podemos adiantar que haverão muitos clássicos revisitados, texturas sofisticadas, valorização do feito à mão, e enfim, básico pra quem é do básico e ousado pra quem é do ousado, mas nada de oito ou 80: tem tudo para todos os gostos, partindo dos extremos e passando também por quem gosta do equilíbrio do meio-termo.

Cores e estampas

A moda verão 2021 cores e estampas aparece com opções para todos os gostos: das mais vívidas e intensas, às pálidas e adocicadas, passando, inclusive, pelos tons neon. A jovialidade do amarelo também continuará em alta, podendo fazer parte de looks com outras cores tão vibrantes como, resultando em um color block poderoso, ou em um monocromático enérgico, além de ser um acento alegre detalhando roupas esportivas.

Tons adocicados e calmos combinados dão o tom da estação: verde mint, lilás, coral, amarelo pálido e azul serenity são ótimas combinações, e para dar um toque vibrante de ânimo, inclua cores fortes como o rosa pink ou o verde lima, que também seguirá por um caminho protagonista durante a moda verão 2021.

Reprodução/Pinterest

O monocromático, principalmente o all white e candy colors são combinações ousadas, mas que merecem ser testadas. Além disso, acrescentar acessórios de tom diferente como cinto, calçado ou brincos e colares dão uma injeção de ânimo e pode ser o ponto de cor de visuais super atuais e fashionistas. As texturas diferentes também enriquecem a superfície de visuais de uma cor só, como o tricô, o efeito artesanal do crochê e das tramas com efeito de rede.

A onda do marrom durante a temporada de inverno deixou descendentes: bege, off white, e tons crus de linho usados juntos formando um tom sobre tom deixam o visual extremamente elegante e transcendem a estética do “chique sem esforço”.

Animal print e Poá

Com nível de ousadia de 0 a 10, o animal print continua firme e forte na temporada de verão: estampas de onça e cobra são as dominantes, mas o leopardo, girafa e zebra também fazem parte dos looks à la selva urbana. Para conquistar um visual tendência, a dica da vez é investir no mix de estampas, ou um look all printed, resultando em um visual nada básico e nota 10 no quesito ousadia e fashionismo. Mesclar a padronagem com neon também é tendência confirmada, confira aqui como dar match entre as duas hot trends da temporada.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Com nuances românticas e um ar retrô, o poá é uma estampa clássica que ganha novo tempero na temporada de verão. Em peças leves e esvoaçantes traz delicadeza e feminilidade aos visuais, deixando em evidência a bossa dos looks fresquinhos, já em itens mais estruturados e com volumes, como as mangas bufantes e os babados assimétricos, traz alta dose de fashionismo em bodys, vestidos e saias.

Tie-dye

A tendência setentista do tie-dye bombou em 2020 e continua em 2021 com força total, renovando os ares hippie: a técnica handmade do amarra-e-tinge aparece tanto em peças básicas do dia a dia quanto no beachwear e roupas rebuscadas, além de estampar itens completamente inusitados, como calças, shorts e vestidos para ocasiões mais sofisticadas.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Os padrões da técnica também aparecem renovados, tanto com os desenhos tradicionais, quanto com os espiralados, marmorizados e em degradê, os dois últimos são uma maneira mais elegante de inserir a trend aos visuais, ideais para quem é mais clássica e tradicional. As cores podem ser mais discretas, usando tons da mesma paleta ou abusando da criatividade, unindo tonalidades e intensidades diferentes, resultando em uma peça de impacto.

Para entender melhor a tendência do tie-dye, clique aqui e confira na íntegra nossa matéria especial sobre o assunto!

Listras e Xadrez.

Saindo do tradicionalismo das listras navy, de apenas um tom e espessura, a clássica padronagem recebe um refresh digno do verão, com estampas multicoloridas tanto com um mix de tons vibrantes quanto em cores mais quentes e adocicadas, indo da moda praia até os visuais urbanos.

Mas não deixe suas peças florais ou com estampas abstratas e geométricas de lado: o mix de padronagens também vem com tudo na estação que se aproxima, escolha as peças que têm tonalidades em comum e produza um look mais ousado e com informação de moda.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

O xadrez é um clássico atemporal, que aparece ressignificado a cada estação. No verão, ressurge em padronagens mais leves e delicadas como o vichy, lembrando o clima alegre dos piqueniques. Prefira por saias, vestidos e croppeds com a estampa em tons mais claros e adocicados, garantindo um visual autêntico e atual, além de combinar à modelagens que incluam volumes e babados assimétricos.

Superfícies e texturas

  • Tramas naturais

As texturas e superfícies mais naturais estão dando o tom da estação, mas se engana quem acha que a simplicidade nua e crua reinará: os materiais rústicos são ressignificados e ganham design diferente. A corda, palha, ráfia e bambu recebem status de sofisticado quando unidos ao couro e à formas mais elaboradas.

Combine com:

Geralmente são os acessórios que mais se adaptam às texturas diferentes, mas algumas sobreposições também podem contar com tramas que remetem à redes, que podem ser usadas à peças mais estruturadas e sóbrias, fazendo um mix n’ match superinteressante, indo facilmente da areia ao asfalto.

Usar peças rústicas, com pegada handmade junto a conjuntos de alfaiataria tira o ar sisudo das peças clássicas, trazendo um refresh que adequa as peças mais sóbrias aos visuais de verão, deixando a produção muito mais leve.

  • Franjas de seda

Esqueça a tendência das franjas que remetem à estética western. Embora as botas country e jaquetas adornadas tenham sido sucesso absoluto nas baixas temperaturas, agora no verão, o movimento é dado por franjas delicadas de seda que lembram as roupas usadas pelas melindrosas nos anos 1920: elas aparecem em saias e vestidos que têm tudo para tornarem-se protagonistas dos looks mais fashionistas da temporada.

Combine com:

Combine as peças de movimento com outras nada óbvias para usá-las do dia a dia, mesclando a delicadeza das saias com itens mais robustos ou simplistas, como camisetas básicas de malha e tênis chunky. Já para ocasiões sofisticadas, os vestidos unidos à sandálias de tiras e saltos arquitetônicos são uma aposta certeira quanto a elegância, e ganha o plus dos detalhes fashionistas e modernos.

Leia aqui o guia completo sobre como usar os vestidos de franja de maneira autêntica na temporada atual!

Modelagens, formas e silhueta

  • Comprimento mullet e midi

Febre há algumas temporadas, o comprimento mullet, que tem a barra traseira mais longa que a frontal caiu em desuso, mas promete voltar na moda verão 2021. Se não quiser investir logo de cara na tendência, aposte em usar alguns botões abertos das saias ou vestidos com abotoamento frontal ou traseiro que já tem no closet. Caso goste do efeito, descobrirá que vale – ou não – o investimento.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

O sucesso das bainhas abaixo dos joelhos deve-se ao seu instantâneo toque de feminilidade aos looks, além de dar um toque mais elegante, prático e autêntico até mesmo aos visuais mais simplistas com camisetas básicas de malha e tênis.

Para refrescar o modelo na moda verão 2021 invista em modelagens que contem com botões, zíper, pregas e fendas laterais e garanta a vida longa ao mídi!

  • Laços frontais e amarrações

Blusas e vestidos com laços frontais e amarrações voltam ainda mais forte nessa temporada de moda verão 2021. O interessante da modelagem é que além de ajudar a modelar o corpo e valorizar a parte do torso, ela é ideal para quem tem quadris largos e busca o equilíbrio da silhueta. Além disso, é perfeita para o verão, pois o detalhe da amarração faz a vez dos acessórios, ‘dispensando – opcionalmente – colares ou brincos, simplificando o look para altas temperaturas.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Além disso, mesclar a moda verão 2021 vestidos dos laços frontais no comprimento mídi com babados assimétricos é sinal de visual tendência garantido!

  • Cintura marcada e babados assimétricos

Mesmo com peças oversized em alta, pode-se perceber que a cintura está em sua melhor versão: alta e bem marcada, tanto por peças com cós ajustado, elásticos, ou por cintos que sobrepõem até mesmo coletes e blazers. As modelagens mais austeras e masculinizadas são equilibradas com a feminilidade da cintura marcada.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Já a feminilidade e romantismo dos babados são exaltados na temporada de moda verão 2021: os detalhes aparecem assimétricos e trazendo movimento à saias e vestidos, principalmente em tecidos fluidos e modelagens mais soltas.

O jeans de todos os dias

Entra temporada, sai temporada e o jeans continua tendo papel principal nos looks casuais do dia a dia.

  • Lavagem ácida

A lavagem ácida aparece em calças, shorts, saias, macacões e jaquetas e dá uma repaginada no jeans da temporada, deixando-o mais claro e leve, com uma pegada bem urbana e desuniforme, com seu aspecto que lembra manchas feitas com água sanitária. 

Reprodução/Pinterest

Combine com:

De maneira geral, os itens com a lavagem caem bem com outras peças casuais para o dia a dia, já para ocasiões mais formais, a modelagem clochard valoriza as roupas e as deixa adequadas para receber blusas mais elegantes, com tecidos refinados e modelagens que contem com babados, mangas bufantes ou itens mais rebuscados, resultando em um look bem equilibrado.

Quer saber mais sobre como usar as peças jeans com lavagem ácida? Confira aqui a matéria completa!

Tecidos

Durante as altas temperaturas, fibras naturais como seda, linho e algodão são as mais indicadas, já que proporcionam frescor e permitem a respiração da pele. E durante as altas temporadas algumas tramas se destacam por sua elegância e sofisticação.

Reprodução/Pinterest
  • Linho

Em camisas, saias, vestidos, calças e shorts, as peças em linho figuram looks frescos e elegantes, da areia ao asfalto.

Combine com:

A fibra em alfaiataria ganha leveza e tira a seriedade das modelagens mais retas, já as peças casuais combinadas à bolsas de palha e rasteiras minimalistas ou sandálias anabela feitas em materiais naturalistas mesclam elegância e conforto para o dia a dia.

  • Laise

Feita de algodão, a laise é um tecido de origem francesa que tem nuances românticas e figura looks femininos e delicados. Na moda verão 2021 ela aparece em modelagens inusitadas, como em t-shirts e calças pantalona. 

Combine com:

As versões estampadas e em cores adocicadas ou mais vibrantes são apostas autênticas para quem quer fugir da óbvia bata branca. Quer saber mais sobre o tecido e como usá-lo? Clique aqui e confira nossa matéria completa!

Os novos caminhos da moda pós Covid-19

Em março de 2020 o mundo parou por conta do Covid-19. A pandemia trouxe muitos aprendizados e mudanças para todos nós, e a principal reflexão é a maneira automática que muitos estavam vivendo, sem apreciar a beleza dos detalhes da vida.

O antigo lifestyle era insustentável, tanto para nós quanto para a humanidade e o planeta. Estávamos desconectados da nossa essência, desconectados da natureza que é a nossa grande casa.  Muitas coisas mudaram desde o início do ano, e muitas coisas ainda vão mudar, não temos exatamente como prever o futuro, o comportamento das pessoas e as possíveis tendências. Esse é o momento em que o universo nos deu para aprender a viver o presente, no aqui e agora, sem muitas expectativas e ilusões. Um chamado para trazer a nossa mente ao hoje e focar no que realmente importa: a família, amigos, saúde física e emocional.

Reprodução/Pinterest

Com todas essas transformações internas e externas, a indústria da moda foi uma das mais impactadas, deixando estilistas e criadores sem saber ao certo o que criar para as próximas temporadas: o que realmente é relevante nesse momento? Gerando uma possível crise de identidade neste mercado, o setor precisou aprender a valorizar o que realmente importa. Foi preciso desacelerar o processo que as roupas são feitas pelas grandes indústrias, se preocupar com os recursos naturais utilizados, a quantidade de peças produzidas e também em ajudar as pessoas a redescobrir a sua essência, incentivando o consumo consciente de forma que a moda seja um suporte de expressão.

Durante este período de pandemia, inúmeras redes de fast fashion aceleraram a comunicação sustentável e afetiva com os seus consumidores. Começamos a ver peças produzidas a partir de resíduos têxteis, itens de coleções passadas sendo resinificadas e ganhando novas propostas. Este é o início de uma longa jornada para a mudança por um mundo harmônico pautado na responsabilidade social e ambiental. A tendência principal para o futuro é uma moda justa com as pessoas, sustentável e menos impactante com o planeta. Uma moda que ajuda no autoconhecimento e no despertar da originalidade das pessoas. 

Onde encontrar peças da moda verão 2021?

No Paraíso Feminino! Em nosso buscador você encontra as tendências mais quentes do verão 2021, tanto em roupas quanto em calçados e acessórios! Busque pelos seus itens favoritos e escolha suas peças para arrasar na estação mais feliz do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *