Novidades Tendências

Transparência em alta: a releitura da saia de renda em 2024

A temporada propõe novas maneiras de usar e interpretar a peça na casualidade

Na era da transparência e das estéticas coquette e mob-wife em alta, a saia de renda vem dominando as tendências atuais. Contudo, principalmente nos comprimentos longo e mídi, nas cores preta e branca, a peça assume um tom descolado e torna-se ainda mais versátil, podendo ser usada tanto em visuais sofisticados quanto em looks modernos com uma nuance grunge, ousada e dramática, sempre acrescentando uma textura interessante às produções.

Reprodução/Pinterest

Em suma, nas passarelas, a saia de renda foi apresentada em diversas marcas durante o desfile das semanas de moda de Primavera/Verão 2024. Na Dior, ela foi combinada com um blazer escuro e uma camisa branca – um look delicadamente composto e elevado. Contudo, Michael Kors apresentou um look monocromático, combinando a saia com uma camisa preta oversized e um par de sandálias.

A história da renda na moda

Considerada um tecido com padrão de orifícios e desenhos feitos à mão ou à máquina, a renda tem uma longa história na moda, remontando ao início do século XVI, quando a técnica começou a se desenvolver na Itália e na Bélgica. Inicialmente, as pessoas a faziam à mão, utilizando bilros ou agulhas, e rapidamente ela se tornou um símbolo de status e riqueza devido ao seu processo de fabricação complexo e detalhado. Em suma, o uso das rendas restringia-se aos mantos do clero e da realeza, geralmente sob a forma de passamanaria dourada ou prateada.

Referências históricas
Reprodução/Pinterest

No século XVII, a renda ganhou popularidade nas cortes europeias, sendo utilizada em roupas e acessórios da nobreza. Contudo, no século XVIII, a França se destacou como um centro de produção de alta qualidade, especialmente com a renda Chantilly, famosa por sua delicadeza e padrões florais elaborados. Em suma, a Revolução Industrial no século XIX trouxe a produção mecanizada do tecido, o tornando mais acessível e popular entre as classes médias. Na época, as pessoas comumente empregavam renda em vestidos, véus, casaquinhos, luvas, e em adornos de guarda-sóis e regalos, fichus, lenços e xales.

Em suma, a popularidade da renda caiu no final do século XIX e início do século XX. Desde essa época, as pessoas passaram a usar raramente a renda, associando-a à confecção de lingeries. Contudo, nunca desapareceu por completo, pois ao longo da história, sempre figurou detalhes em vestidos de noivas e na moda festa em geral.

O renascimento da saia de renda

O boom do luxo no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 revitalizou a demanda por renda. Hoje, a renda Chantilly continua a adornar tanto os looks elegantes quanto os de street style, seja em um contexto punk e dramático, ou em camadas sobre peças de designers nas passarelas ao redor do mundo.

O renascimento da saia de renda
Reprodução/Pinterest

Características da saia de renda

Em suma, se você está considerando investir na saia de renda, confira as principais características da peça e como ela pode deixar seu visual mais interessante e original:

Transparência

As saias de renda geralmente possuem transparência, o que as torna ideais para sobreposições ou para criar visuais sensuais e sofisticados.

Riqueza de detalhes

A complexidade dos padrões de renda pode variar de desenhos simples a intrincados, frequentemente com motivos florais ou geométricos.

Textura

A renda pode ser macia e delicada ou mais estruturada, dependendo do tipo de fio e da técnica de fabricação.

Versatilidade

Em suma, embora sejam frequentemente associadas a ocasiões formais, você pode estilizar as saias de renda para looks casuais ou de trabalho, dependendo das combinações e acessórios.

Toque sexy e romântico

Dependendo de como você a usa e das peças que compõem o look, a saia de renda pode ser mais sexy, explorando sua transparência, ou romântica, destacando padrões florais delicados, comum na estética coquette.

Conheça os 4 principais tipos de renda

Para escolher a saia de renda ideal para seu estilo e ocasião, confira os quatro principais tipos do tecido:

Os principais tipos de renda
Reprodução/Pinterest

Renda chantilly: Delicada e romântica, essa renda francesa usa poliamida ou poliéster com padrões florais intrincados, sendo ideal para vestidos de noiva e peças elegantes.

Tule bordado: Com desenhos bordados sobre uma base de tule, essa renda é versátil e usada para recortes e aplicações em saias e vestidos sofisticados.

Guipir: Renda de fundo vazado, estruturada e encorpada, destaca-se por seus fios pesados e padrões bem definidos, perfeita para peças com vibe boho.

Rendas com elastano: Conhecidas como “rendinhas”, são acessíveis e confortáveis, quase sempre com padrões florais, são ideais para peças que exigem elasticidade, como os modelos de saia de renda para uso casual.

Como usar saia de renda: 6 combinações atuais para te inspirar!

Em suma, independente do seu estilo, garantimos que existe um look com saia de renda que você vai amar. Por ser uma peça que transita facilmente entre o formal e o informal, e entre o chique e o despojado, em algum momento ela poderá deixar seus visuais muito mais interessantes e cheios de charme e textura. Confira algumas inspirações:

Saia de renda preta longa com blazer

Uma saia de renda preta longa pode ser um investimento versátil para o guarda-roupas. Em suma, a peça pode tanto figurar visuais ousados, quando exploramos sua transparência, quanto trazer textura e interessância a visuais monocromáticos. Para os dias mais frios, use-a com blazer, blusa de gola alta, meia-calça e coturnos ou botas mais robustas.

Saia de renda preta longa com blazer
Reprodução/Pinterest

Finalize o visual com bolsas de shape moderno, cinto de couro e acessórios como óculos de sol, correntes robustas ou brincos maxi. Caso queira trazer um toque formal de maneira cool, aposte no blazer cinza sobrepondo uma camisa branca de botões.

Saia de renda branca longa com jaqueta de couro

O mix n’ match entre a delicadeza da saia de renda branca longa e a atitude da jaqueta de couro tira os visuais do óbvio e tem um grande potencial fashionista, resultando em composições dramáticas com um toque de leveza por conta da cor branca e da textura rendada.

Saia de renda branca longa com jaqueta de couro
Reprodução/Pinterest

Para apostar na dupla, escolha tanto uma saia quanto um vestido de modelagem mais ampla e simplesmente sobreponha com a jaqueta de couro – que pode ser tanto mais ajustada quanto oversized. Contudo, nos pés, as botas dão continuidade ao tom dramático da jaqueta, enquanto sapatilhas delicadas ou scarpins conversam com o romantismo do vestido/saia e propõem um contraponto interessante ao couro. Finalize com uma bolsa estruturada de couro ou em um modelo inusitado de crochê.

Saia de renda preta midi como sobreposição

Está na dúvida sobre saia de renda preta combina com que blusa? Em suma, se você curte looks mais elaborados com construção de camadas, vai amar explorar a transparência da saia de renda preta midi como sobreposição – ou o charme de usá-la por baixo de saias de comprimento menor. Para um visual dramático e romântico, aposte no conjunto saia + blusa de renda com babados e combine com coturnos robustos. A saia de renda transparente sobrepõe um short hot pants e dá todo o charme da composição.

Saia de renda preta midi como sobreposição
Reprodução/Pinterest

Para quem prefere visuais mais fashionistas e ousados, basta sobrepor uma calça de renda com a saia de mesmo tecido e combinar a dupla com uma blusa básica + blazer oversized. Nos pés, uma sapatilha ou coturno finalizam a composição junto a uma bolsa statement. Para um efeito mais vanguardista, aposte numa cartela monocromática. Quer outra ideia inusitada? Sobreponha aquela sua camisa branca alongada com a saia de renda preta transparente e insira textura e um toque diferenciado ao look.

Saia de renda longa com t-shirt

Em suma, basta abrir o Pinterest para encontrar referências superdescoladas da saia de renda com t-shirt. Aliás, em suma, a combinação é a preferida – e mais inusitada – da temporada. A dupla que mescla a casualidade da camiseta com a sensualidade e romantismo da renda forma um visual comfy e fashionista. Aqui, o charme da composição não é colocar a camiseta por dentro da saia: o hype vem justamente da silhueta ampla, sem cintura marcada – numa proposta bem anos 2000.

Saia de renda longa com t-shirt
Reprodução/Pinterest

Para deixar o visual com a dupla mais interessante e zero óbvio, você pode apostar em tênis robustos e esportivos, ou em botas de bico quadrado e cano alto. Contudo, outras possibilidades são a sapatilha, sandálias de tiras finas e tênis casuais. Incremente o look com acessórios como brincos robustos, óculos de sol fashionistas, bolsas oversized ou laços no cabelo. Se preferir um visual minimalista e atual, use brincos pequenos e uma bolsa sóbria.

Saia de renda com bota

Se você quer apostar em um modelo de saia de renda, mas quer fugir do óbvio, que tal investir nas botas? Em suma, elas criam um contraponto cheio de atitude com a saia mais delicada e romântica. Em suma, aposte nos modelos de cano médio ou alto, no seu estilo preferido: plataforma, country, coturnos, biker, montaria ou Chelsea.

Saia de renda com bota
Reprodução/Pinterest

Tanto os looks mais básicos sem camadas quanto os mais elaborados com diferentes texturas, ficam ótimos ao receber a robustez das botas. Contudo, para uma proposta mais elegante, use um blazer, para um look descolado e moderno, combine com jaquetas de couro. Para o dia a dia, uma boa aposta são os tricôs: sejam os croppeds para o calor, ou os cardigans e suéteres nos dias mais frios.

Confira também: Manual da bota over feminina para arrasar neste inverno

Saia de renda com scarpin

Em suma, se não fosse a temporada atual com a reinterpretação da saia de renda, ao sugerir a combinação da peça com o scarpin, logo pensaríamos em um visual formal, adequado para festas e ocasiões especiais. Contudo, é verdade que a dupla ainda forma uma proposta mais sofisticada, mas houve uma releitura, onde é possível inserir nuances mais modernas e descoladas para uma produção mais versátil e menos “careta”, possível de usar em outros ambientes.

Saia de renda com scarpin
Reprodução/Pinterest

Em suma, você pode combinar modelos de saia de guipir ou com detalhes nas fendas com um cropped minimalista de tricô para equilibrar elegância com casualidade. Já para ocasiões especiais, aposte no requinte e no frescor da renda branca/off white em conjuntos e insira detalhes na cor preta para um alto contraste sofisticado. Contudo, para uma proposta com silhueta marcada, combine a saia de renda com uma blusa básica e jogue um casaco de couro por cima. Nos pés, o scarpin bege com biqueira preta insere refinamento sem deixar a modernidade de lado. Para finalizar, aposte em acessórios pontuais e com design arrojado.

Onde comprar saia de renda

Em suma, agora que você já sabe como escolher e como usar a saia de renda, chegou a hora de encontrar o seu modelo preferido! Confira no buscador da Paraíso Feminino as opções disponíveis e monte looks incríveis com a peça da vez! Siga também nosso perfil no Pinterest para mais inspirações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *