Dicas de look

A cinta-liga e sua importância para as mulheres

A peça sensual carrega história e transcende poder e liberdade feminina

O que é cinta-liga?

A cinta-liga é um item ousado, que faz parte da lingerie feminina há muitos anos e serve para ser presa às meias ⅞, que terminam no meio das coxas. De uns tempos para cá, ela vem aparecendo em visuais ultramodernos, com uma energia bem fetichista. Hailey Bieber, Sydney Sweeney e Kristen Stewart aderiram ao item e provaram que ele traz informação de moda e deixa os visuais muito mais marcantes e, claro, sensuais.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

A cinta geralmente é feita de renda ou tule, nos mais diversos detalhes e cores, e pode ser usada na altura da cintura ou das ancas. As ligas são as tiras que ligam e prendem a cinta às meias e exalam poder e sensualidade. Existe o modelo mais tradicional, com quatro ligas, e o com seis ligas, que proporciona mais sustentação à silhueta.

Leia também: As principais tendências do Outono/Inverno 2024.

Como prender cinta-liga?

Existe o modelo mais tradicional, com quatro ligas, e o com seis ligas, que proporciona mais sustentação à silhueta. Para quem tem dúvidas de como colocar cinta-liga, ela é presa na cintura ou nas ancas e nas meias por meio de fechos e presilhas próprias para lingerie, sendo semelhante ao esquema do sutiã, mas depende do modelo e da marca escolhida.

A história do acessório

Não se sabe exatamente quem inventou a cinta-liga, mas foi popularizada em meados da revolucionária década de 1920 para segurar as meias ⅞ das dançarinas de Charleston, já que na época não existia o nylon nem a lycra. Inclusive, foram estas jovens que começaram a exibir a cinta-liga por baixo das saias enquanto faziam seus movimentos dançantes, ao som das jazz bands.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

Até o início do século XX, as mulheres utilizavam as “roupas de baixo” para remodelar seus corpos e atender aos rigorosos padrões da época, que muitas vezes eram prejudiciais aos órgãos internos, a fim de atingir uma estética aceitável para a sociedade. E mais do que pronunciar sensualidade, a cinta-liga carrega uma história de mudança e emancipação feminina. O abandono de espartilhos, corpetes e anquinhas rigidamente estruturadas, conta um pouco sobre a história da gradativa conquista da liberdade feminina ao longo dos anos através da lingerie.

Anos 1940: tattoo cinta-liga

O uso da cinta-liga foi perpetuado pelos próximos anos para segurar as meias-calças femininas e, durante a Segunda Guerra Mundial, com a escassez de recursos e matérias-primas, o acessório para embelezar as pernas ficou em falta e as mulheres passaram a fazer um longo risco na parte de trás de cada perna, assim simulando a costura das meias com tatuagem.

Cinta-liga hoje em dia

Precisamos entender que o que nos veste não são apenas pedaços de tecidos costurados, mas sim, reflexo da nossa sociedade, cultura e pensamentos dominantes da época. É uma troca: as roupas refletem uma tendência comportamental e as tendências comportamentais inspiram a criação e usabilidade de peças.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

“A cinta liga já não é mais usada por imposição ou falta de opção, mas sim por liberdade de escolha, estilo ou fetiche. “

O item ganhou símbolo de erotismo em nossa sociedade – mas sentir-se sensual não envolve necessariamente estar atraente para o outro, é mais uma questão de autoconfiança e do sentimento de estar segura na pele que habita, desta forma, conseguimos transcender tudo o que somos internamente – e isso é maravilhoso.

Os principais modelos de cinta-liga

Como sabemos, a cinta-liga é um item sexy, carregado de história e simbolismos, sendo uma peça muito importante na moda íntima feminina. Além de sua funcionalidade de manter as meias no lugar, ela também adiciona um toque de ousadia, poder e sedução ao look. Com uma infinidade de modelos disponíveis, cada um com características únicas que atendem a diferentes gostos e necessidades. Confira a seguir os principais tipos de cinta-liga e suas especificidades:

Cinta-liga clássica

A mais conhecida e icônica, este modelo é composto por uma faixa de renda ou tecido elástico que se ajusta ao redor da cintura e quadris, com quatro a seis ligas que se prendem às meias. A estética é refinada e elegante, perfeita para quem busca um visual tradicional mas com um toque caliente.

Cinta-liga com cintura alta

A cinta-liga com cintura alta é ideal para quem procura um efeito modelador, já que além de segurar as meias, ajuda a definir a silhueta, proporcionando uma cintura mais fina. Esse modelo disfarça a área da barriga, oferecendo um suporte adicional e um toque vintage, remetendo às lingeries dos anos 50.

Cinta-liga com corset

A cinta-liga com corset vem se testando no mundo da moda, combinando as funcionalidades e oferecendo um ajuste firme e modelador. Esse modelo é excelente para criar propostas de looks nada convencionais, pois além de segurar as meias, comprime a cintura e evidencia os seios criando um visual sexy e cheio de atitude, está com certeza é uma ótima escolha para eventos especiais ou noites românticas.

Cinta-liga com cinta modeladora (compressão)

Semelhante à cinta-liga com corset, este modelo também tem propriedades modeladoras, mas geralmente é menos rígido e mais confortável para uso diário. A cinta-modeladora pode variar em termos de compressão e cobertura, oferecendo desde um suporte leve até um controle mais firme, enquanto mantém as meias no lugar.

Como escolher a cinta-liga ideal?

Ao escolher uma cinta-liga, é importante considerar o conforto e o propósito. Para uso diário, modelos com menos compressão e tecido suave são mais recomendados. Já para ocasiões especiais, as opções mais estruturadas com detalhes em rendas podem ser as ideais. Além disso, certifique-se de que as ligas sejam ajustáveis e resistentes, garantindo sua funcionalidade sem causar desconforto.

Como usar cinta-liga: 3 ocasiões para apostar no item!

Agora que conhecemos melhor a história da cinta-liga, chegou a hora de incorporá-la em visuais que ela aparece ou fica apenas debaixo das roupas. Independente disso, o item é opção certeira para conquistar um visual extremamente empoderado, que exala autoconfiança.

No dia a dia

A cinta-liga é um acessório ousado e delicado, a mulher que a veste se sente extremamente empoderada: lembre-se sempre disso na hora de escolhê-la. É possível usá-la debaixo das roupas para trazer sustentação à silhueta. Em suma, os modelos em tule são super confortáveis e podem ser incorporados no dia a dia, inclusive no trabalho.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

O acessório recebe função utilitária quando usado para segurar blusas ou camisas por baixo de calças, shorts e saias. Opte pelos tons de nude para uma composição mais despojada – mesmo que por debaixo da roupa.

A cinta-liga pode, também, ficar à mostra quando combinada com vestidos, alcançando o mood rocker ou sexy, dependendo do modelo da peça e da composição como um todo. A cor preta é tradicional e neutra, combinando com várias outras roupas.

As botas pretas em couro e detalhes em metal complementam o visual rock n’ roll e ajuda a passar uma pegada mais transgressora. Já as botas ou outros calçados com salto, ajudam a sensualizar o look. Entretanto, o estilo romântico e retrô também pode ser incorporado quando a cinta-liga preta aparece junto a vestidos florais, curtos e rodados. Os mocassins são os calçados perfeitos para arrematar a composição.

Em ocasiões especiais

O espartilho e cinta-liga é uma dupla poderosa, que pode ser usada por baixo das roupas, sendo que somente quem a estiver usando saberá, ou o espartilho pode ficar à mostra, fazendo a vez de uma blusa ou camisa, já que entre as principais tendências das últimas temporadas o item estruturado, sensual e com perfume vintage dominou as produções mais fashionistas do street style com modelagens diferentes e que misturam peças do guarda-roupas tradicional como a camisa social com as barbatanas e decotes estruturados do corset.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

Uma lingerie rendada com a cinta-liga – peça chave do underwear sensual – e as meias ⅞ formam um visual arrasador para ocasiões especiais, como o Dia dos Namorados.

Leia também: Look outono: 10 inspirações que são tendência em 2024.

A cinta liga tem mais a ver com o sentimento que temos por nós mesmas do que com influências externas, o que a torna ideal para todos os tipos de corpos: seja para uma mulher magra ou plus size.

Cinta-liga com saia

O clássico acessório que complementa a lingerie pode ser usado de diversas maneiras, complementando diferentes tipos de looks e criando visuais únicos. Então, para criar um visual impactante com cinta liga e saia, é importante escolher o tipo de saia que melhor se adequa a suas necessidades junto ao acessório.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

Saias com o comprimento curto, conferem mais modernidade e atitude no visual, enquanto os modelos com comprimento midi são mais discretos e elegantes. Aposte no combo saia de alfaiataria + blazer e combine com uma cinta liga e meias de seda para um look ousado e estiloso. Complete o look com botas de cano alto ou mocassim tratorado para um toque de drama no look. Esse visual é ideal para uma saída à noite ou um evento mais despojado.

Cinta-liga para noivas

O dia do casamento é um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher, e cada detalhe deve refletir a importância e a beleza dessa ocasião. A cinta-liga é um acessório que além de adicionar um toque de sensualidade junto à lingerie, também cumpre tradições e pode ser um elemento de sorte.

A tradição da cinta-liga no casamento se passa quando a noiva usa a peça durante a cerimônia e, mais tarde, a peça é cortada e simbolicamente vendida nas mesas dos convidados, junto com a gravata do noivo, em suma, este é um ato de boa sorte e ajuda para os noivos na nova jornada de vida.

cinta-liga
Reprodução/Pinterest

Pequeno, mas significativo, no traje de uma noiva. Ao escolher a cinta-liga perfeita, considere estilo, material e conforto, garantindo que você se sinta linda e confiante no seu grande dia. Seja optando por um modelo clássico, personalizado ou um conjunto completo, a peça certamente irá adicionar um charme extra ao visual da noiva.

A renda é o material mais popular para cinta-ligas escolhidas pelas noivas devido à sua aparência delicada e romântica, geralmente em modelos com tons de branco ou creme para combinar com o vestido. Outra opção é o azul, incorporando a tradição “algo azul” para trazer sorte. Por fim, as aplicações de pérolas, cristais ou pequenos laços podem adicionar um toque extra de luxo e personalização à cinta-liga.

Onde comprar

Depois de conhecer a história e de receber dicas de como usar a cinta-liga, chegou a sua vez de incorporar o item aos visuais de ocasiões especiais, ou até mesmo aos rotineiros, para dar um up e lembrar a mulher poderosa que você é! Confira aqui, na Paraíso Feminino, modelos lindos, delicados e sensuais nas melhores lojas da internet.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *