Tendências

Tendências Outono Inverno 2024

O minimalismo predomina, mas a temporada é democrática e conta com elementos da estética country, girlhood e boho

No universo das tendências outono inverno 2024, é difícil falar qual peça ou estética não está em alta. A nostalgia é um dos sentimentos predominantes da temporada, e há uma simultaneidade de resgates de diferentes décadas.

Leia a matéria completa para ficar por dentro das principais tendências outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

O quiet luxury exalta o minimalismo e favorece os discursos de uma moda essencialista. A estética predomina nos visuais, que carregam linhas sóbrias e cores neutras, sempre com algum elemento sofisticado. Porém, também existe uma espécie de contramovimento que enxerga no maximalismo uma liberdade maior de criatividade e expressão.

As tendências de moda são a expressão visual de um ou mais comportamentos. Ficar por dentro das novidades pode te ajudar a inserir itens que irão trazer ainda mais personalidade às suas composições. Claro, tudo com senso crítico apurado para não cair nas armadilhas da moda. Afinal, comprar por comprar, só para não ficar de fora de nenhuma tendência nunca deixou ninguém mais autêntico. Lembre-se sempre: estilo e consumo requerem autoconhecimento.

Tendências outono inverno 2024 feminino

Entre fevereiro e o início de março aconteceram as principais Semanas de Moda do mundo. De Seul a Paris, pudemos apreciar as criações de estilistas que são capazes de interpretar os desejos em ascensão para transformá-los em produtos tangíveis.

Das marcas contemporâneas às clássicas, fizemos nossa interpretação do que tem grandes chances de transcender as passarelas e chegar ao dia a dia.

Tendências outono inverno 2024 moda

Nas passarelas, é nítido: a alfaiataria e as cores neutras reinam e há o resgate de peças clássicas para compor um visual contemporâneo. Em suma, as roupas parecem servir como uma armadura, pelos ombros exageradamente estruturados, modelagens oversized, golas altas e silhuetas rígidas com caimento estruturado.

Contudo, sempre há um respiro, proporcionado por tecidos transparentes, tramas artesanais e brilhos, que são um afago lúdico e tiram a austeridade do óbvio. As texturas felpudas também dão o ar da graça e reforçam a mensagem de que o quiet luxury também protagoniza o conforto.

As peças que são tendência outono inverno 2024 contam com modelagens mais clássicas e sóbrias
Reprodução/Pinterest

Confira quais as tendências de moda para 2024:

Modelagens e silhuetas

Ultimamente, tudo muda muito rápido, e o visual apresentado nas passarelas parece querer dizer “vamos com calma”, mas mesmo assim, seguindo o baile. Com peças que permitem amplitude ao corpo, a temporada não abre mão do conforto mesmo em meio à elegância.

Cintos, cinturas, ombreiras e golas tendência outono inverno 2024

As peças ora apresentam cintura alta, ora baixa, contudo, mesmo no segundo caso, não parece ser algo desconfortável. Os cintos têm forte presença para definir os contornos do corpo. Detalhes como ombreiras e golas altas formam uma proteção – não somente contra o frio, mas também contra os excessos, principalmente de informação.

Pois, destacando as golas altas, em algumas marcas elas aparecem de forma comum e, em outras, de maneira mais dramática.

Caimento estruturado da alfaiataria

Em suma, a alfaiataria consegue encapsular as tendências outono inverno 2024 quanto às modelagens e silhuetas. Tecidos sofisticados, caimentos estruturados e sobriedade nos contornos, sempre com uma leve desconstrução para acompanhar o ritmo da vida contemporânea.

Recortes vazados

Eles aparecem em peças de alfaiataria, na cintura de vestidos ou em locais inusitados, como na barra de saias e vestidos.

Balonê

Alguns gostariam de deixar a modelagem inflada do balonê lá no início dos anos 2010. Contudo, na temporada atual, ele aparece de forma mais sutil, principalmente construído em cima de tecidos fluidos e transparentes, explorando seu caimento mais denso.

Tecidos, texturas e detalhes

Em suma, o conceito da temporada é exaltar a sofisticação no sentido de durabilidade, com tecidos sóbrios e estruturados. Contudo, eles misturam-se à tramas fluidas, translúcidas e felpudas, dando a entender que a austeridade da temporada tem limites e o conforto deve ser priorizado.

Quando as cores e tramas são mais contidas, as texturas são as responsáveis por trazer um toque interessante aos visuais. E elas não necessariamente aparecem através do acabamento dos tecidos: também podem ser criadas pelo design de superfície como babados, drapeados e plissados. Para entender a diferença e o poder delas, basta observar o desfile monocromático da Valentino.

Transparência e cintilância metalizada e acetinada

O metalizado aparece protagonizando algumas peças, ou de forma sutil, trazendo um brilho discreto quando os fios luminosos misturam-se a outras fibras. Falando em brilho, os acetinados também têm vez e figuram, principalmente, saias e vestidos – ou explorando a dualidade entre peso e leveza, como fez Daniel Roseberry na Schiaparelli em alguns vestidos assimétricos.

A serenidade e romantismo de tecidos transparentes também merecem destaque na temporada, aparecendo de maneira interessante em blusas e recortes superiores, e de forma inusitada em saias e vestidos, exploradas com maestria por Chloé, Valentino e Saint Laurent. Apesar do tom romântico, a transparência também revela dualidade, com uma face voltada à subversão, ao drama e ao conforto, fugindo do lugar-comum de sensualidade feminina – o que a torna muito mais interessante.

Metalizados: aprenda a usar a tendência do momento

Jeans

O jeans também apareceu até mesmo nas maisons mais tradicionais, como a Chanel: a influência da estética country trouxe a casualidade do denim a composições bem-elaboradas – que encontraram liberdade criativa para buscar referências no boho.

Jeans, marrom e rendas figuram a estética boho chic
Reprodução/Pinterest

Couro tendências outono inverno 2024

Falando de uma temporada que valoriza o clássico, claro que o couro não deixaria de aparecer. Seu caimento estruturado é perfeito para figurar calças, saias e jaquetas sóbrias com um drama comedido.

O couro aparece nas jaquetas biker, que têm tudo para ser uma das principais tendências outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

Textura canelada, veludo e tricô manual

Texturas caneladas fazem parte de um visual mais sóbrio, e o brilho opulento do veludo o complementa com sofisticação combinada a um toque confortável. As tramas de cordas tricotadas à mão e adornos com cristais na coleção de Stella McCartney, também captaram o tom de aconchego, leveza e cuidado que a temporada precisa manter em equilíbrio.

Renda

Em detalhes ou em peças inteiras, a renda, com seu toque ora dramático, ora sensual, aparece nas composições da temporada de forma bem elaborada. Ela está presente tanto em detalhes que trazem um toque interessante à estética do quiet luxury, ou imersa na tendência ultrafeminina do girlhood.

Rendas podem assumir características de feminilidade ou subversão
Reprodução/Pinterest

Franjas e plumas

Com muitas menções diretas e indiretas ao country, às vezes com um toque “neo boho”, as franjas aparecem com forte presença nas passarelas. O detalhe deixa jaquetas, calças e acessórios mais robustos e trazem informação de moda até a mais básica das composições.

As plumas exalam glamour e ensaiam “normalidade” nos looks da vida real. Elas devem aparecer em composições pontuais e para ocasiões que pedem por visuais mais elaborados. Com o minimalismo em alta, nossa aposta é que ainda não será dessa vez que ela irá se tornar soberana.

Padronagens e estampas

Sempre discretas e acompanhando o tom essencialista da temporada, as estampas têm um apelo clássico e harmonizam com a cartela de cores neutra e sóbria, principais tons das tendências outono inverno 2024.

Xadrezes sóbrios

Clássicos do inverno, as padronagens em xadrez tipo tartan apareceram em diversas marcas, principalmente em casacos. s vezes com alguns detalhes diferentes, mas sempre numa cartela de cores sóbria e com baixo contraste.

O xadrez é atemporal e uma das estampas favoritas para o inverno!
Reprodução/Pinterest

Animal print tendências outono inverno 2024

Com aparições em casacos da Balenciaga, peças da Marni, Versace e D&G, no street style, o animal print de leopardo e onça já revela indícios de que será uma das principais tendências outono inverno 2024 nos looks, seja em calças, casacos, vestidos ou até mesmo nos calçados.

Estampas ousadas e atemporais
Reprodução/Pinterest

Peças-chave das tendências outono inverno 2024

Peças de alfaiataria

Camisas, blazers, sobretudo, calças, saias, coletes e todas as peças com acabamento de alfaiataria, tecidos estruturados e silhuetas minimalistas, clássicas ou desconstruídas, têm vez entre as tendências outono inverno 2024.

Trench coats e casacos alongados

Em diferentes materiais e texturas, dos clássicos e estruturados beges, aos com tom esportivo e com modelagem desconstruída, os trench coats, tradicionais nas baixas temperaturas, continuarão mantendo seu toque utilitário e fashion aos visuais.

Puffers e casacos de nylon

Na temporada passada, as puffer jackets dominaram o street style e prometem continuar seu reinado em 2024, trazendo textura, volume e um toque despojado aos visuais. Com o estilo de vida se moldando aos novos ideais de saúde e bem-estar, tudo o que vier do universo esportivo terá espaço garantido entre as tendências da temporada.

Saias semitransparentes

As transparências aparecerem em recortes de vestidos ou como matéria-prima de camisas, não é nenhuma novidade. Contudo, na temporada atual, por influências de Chloé, Valentino e Saint Laurent, as saias parecem aderir à clareza translúcida e podemos esperar modelos em musseline, chiffon, seda e até mesmo tule figurando os looks dos early adopters no street style.

Jaquetas de couro tendências outono inverno 2024

Clássicas, as jaquetas de couro ressurgem na temporada inspiradas no esporte, mais especificamente na Fórmula 1. As jaquetas biker contam com recortes e informações que fazem referência à peça usada pelos pilotos da corrida.

Outra variação que também promete estar presente entre as opções de compras nas araras são as jaquetas com franjas, lembrando o visual country.

Contudo, a estética country reina entre as tendências outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

Calças e jaquetas jeans

Atemporal e casual, o jeans nunca saiu do dia a dia da vida real, mas nas passarelas não é sempre que ele tem vez. Contudo, após aparecer nos desfiles de marcas como Chanel, Stella McCartney e Chloé, poderemos vê-lo em mais variações fashionistas por aí.

Destaque para a jaqueta puffer, para as calças amplas com abertura lateral e comprimento over, para as saias e jaquetas com recortes e, por fim, às calças jeans usadas por baixo de calças de couro para montaria, totalmente inspiradas no clima country.

Na Chloé, as calças de modelagem reta apareceram em um visual boho, com batas transparentes de renda, tamancos clog e uma cartela terrosa.

Calça flare

Em jeans ou em tule, lisa ou estampada, básica ou colorida: a modelagem tem um lugar especial entre as tendências outono inverno 2024. Ela pode ser usada em diferentes contextos, das referências boho até os looks com peças mais modernas.

Tendências outono inverno 2024 acessórios

A máxima de que os acessórios transformam o visual é comprovada pelo styling da temporada. Para deixar o minimalismo mais interessante, convém apostar em itens que acrescentem informação de moda. E em pleno 2024, algumas coisas não são novidade, enquanto outras são bem inusitadas.

Acessórios que são, contudo, tendências outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

Bolsas grandes

Indo na contramão das mini bags, nesta temporada, os modelos maxi predominaram. Dos modelos sóbrios e estruturados em couro, aos mais criativos com toques artesanais, quem carrega o mundo na bolsa poderá contar com muitas opções utilitárias. Uma observação importante é que mesmo grandes, as bolsas são todas com alças curtas de mão.

Gravatas

Desde que Coco Chanel revolucionou a moda feminina, importando roupas práticas e confortáveis do guarda-roupas masculino, nossas escolhas ficaram muito mais livres. Como um refresco para a memória, as gravatas slim são incorporadas aos looks, tanto em contextos formais quanto em composições modernas.

Broches

Os broches são destaque entre as tendências outono inverno 2024 acessórios. Com uma estética retrô, o adorno aparece nas lapelas de peças em alfaiataria e há uma infinidade de possibilidades de uso. Em tamanho mini ou maxi, ele é um ótimo complemento para deixar os visuais mais interessantes.

Chapéus e gorros tendências outono inverno 2024

Ainda falando sobre uma moda que tem características de proteção – não somente do frio – os chapéus e gorros apareceram com frequência na passarela. Marcas como Louis Vuitton, Issey Miyake, Stella McCartney e Saint Laurent exploraram o conceito de diferentes formas, ora cobrindo o rosto, ora a cabeça.

Durante a história, o chapéu foi símbolo de status e marcava os níveis sociais, passando a ser um acessório de moda. Apesar de ser cheio de personalidade, seu uso no cotidiano é mais comum em países frios. Contudo, esse cenário tem mudado, e é possível apostar nos modelos western, no atemporal fedora, em modelos statement, ou no charme do boater.

Meia-calça vermelha e coloridas

Parte das vestimentas desde 1589, a meia-calça foi item escasso durante o período da Segunda Guerra, e se popularizou a partir dos anos 1950. Os modelos coloridos passaram a ser fabricados nos anos 1970, atingindo seu auge na década seguinte. Prova disso são alguns looks de Lady Di que contam com o item protagonizando visuais monocromáticos ousados e clássicos por volta de 1985.

O acessório chama atenção e é preciso confiança para sustentá-lo no look. Ele pode ter uma vibe preppy à la Blair Waldorf, ou sessentista, inspirado nas criações de Mary Quant. Miu Miu foi uma das marcas que apostou nas meias coloridas como parte do styling ao desfilar a coleção de outono.

Meias-calças coloridas são umas das principais tendências outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

Luvas

Inusitadas, as luvas, desde as básicas e clássicas em couro, até as mais ousadas, com pulsos alongados, fizeram parte do styling de diversas marcas. Fora do contexto utilitário do frio e do glamour dos red carpets, o acessório vem sendo aderido em visuais descolados, principalmente com peças de tule.

Os modelos vistos nas passarelas em couro remetem a uma vibe esportiva, lembrando praticantes de equitação – seria mais uma referência aos cowboys? 

Colar de pérolas

Seja numa vibe glam à la Holly Golightly, ou mais discreta, inspirada em Lady Di, o colar de pérolas é atemporal e vai da sofisticação à casualidade. O acessório, popularizado por Chanel na primeira metade do século XX, promete ser um dos destaques das tendências outono inverno 2024 acessórios.

Cintos

Basta assistir aos desfiles Fall 2024 Ready-to-Wear para perceber que os cintos são soberanos. Finos ou grossos, com fivelas delicadas ou robustas, eles aparecem marcando a cintura em calças, saias, vestidos e sobrepondo casacos. Em alguns casos, como na Loewe, ele aparece desconstruído, unindo o top à calça.

Laços tendência outono inverno 2024

Certamente você já ouviu falar da estética girlhood: os laços, em todos os tamanhos e cores, são destaque entre os elementos da tendência. Os itens figuram visuais que vão dos esportivos aos clássicos e dramáticos.

Os laços estão entre as principais tendências da temporada e exalam feminilidade
Reprodução/Pinterest

Tendências outono inverno 2024 calçados

Em suma, os calçados da temporada deixam a ousadia de lado e ficam num local mais seguro, confortável e clássico. Podemos ver detalhes como tachas de metal e fivelas, materiais como couro e telas, além dos designs que priorizam os bicos e saltos quadrados.

Peças-chave das tendências outono inverno 2024

Calçados para apostar na temporada de outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

Botas de cano longo

As botas estão nas alturas, com canos longos que ultrapassam os joelhos e chegam até o meio da coxa. Em suma, elas são sóbrias, sem detalhes ou com detalhes pontuais e bico e salto quadrados.

Biker boots

As fivelas e as tachas aparecem nas biker boots, modelos com cano médio ou longo e uma estética subversiva relacionada aos motociclistas.

Botas country

Em suma, no mood western, as botas country continuam seu reinado mas aparecem com os canos mais altos e com uma aparência mais sóbria.

Sapatilhas tendências outono inverno 2024

Item pertencente à estética girlhood, que exalta a feminilidade em sua forma mais caricata, as sapatilhas ensaiam seu retorno há algumas temporadas. Contudo, após o modelo prateado de bico quadrado da Prada não sair dos pés das fashionistas, o modelo parece estar sendo mais bem visto. Na temporada atual, o modelo telado recebe destaque.

Scarpins e slingbacks

Se a temporada exalta os clássicos, claro que os scarpins e slingbacks, com uma silhueta limpa e sóbria, não poderiam ficar de fora.

Sapato social

Nas passarelas do outono 2024, marcas como Miu Miu usaram em seu styling sapatos sociais de bico quadrado, importados do vestuário masculino. Em suma, podemos esperar mocassins mais robustos, mas com um shape clássico, sem o drama do solado tratorado.

Tendências outono inverno 2024 cores

Vai usar marrom no inverno 2024?

Vermelho é o ponto de cor entre as tendências outono inverno 2024
Reprodução/Pinterest

Contudo, não restam dúvidas de qual a cor do inverno 2024: elencando a mais importante, damos destaque ao marrom. Logo depois, os tons de bege e cinza, formando uma paleta atemporal e extremamente versátil. Em suma, quando outras cores aparecem, elas são pálidas e com baixo contraste – exceto pelas composições em preto e branco.

Contudo, em meio a tanta neutralidade, um tom se destaca como ponto de cor: o vermelho. A cor passeia entre todas as suas temperaturas, das mais quentes e chamativas às frias e invernais.

Onde comprar tendências outono inverno 2024

Contudo, mesmo quem tem um estilo mais exuberante e criativo é contemplado pelas tendências democráticas da temporada. Em suma, encontre as roupas, calçados e acessórios que são tendência outono inverno 2024 no buscador da Paraíso Feminino. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *