Uncategorized

Metalizados: aprenda a usar a tendência do momento

Mulher com casaco prata

O toque glam que promete inovar o seu outfit

Do glamour das passarelas aos visuais urbanos do dia a dia, o brilho dos metalizados se tornaram presença marcante no mundo da moda. Como se fossem os próprios reflexos da modernidade, os tons metálicos presentes nos tecidos, aviamentos e acessórios conquistaram o coração e o guarda-roupa de fashionistas ao redor do mundo.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

A ascensão da tendência é um testemunho da constante busca por novidades e inovações na moda, inspirados pelo futurismo e pela estética retrofuturista. Os designers vêm explorando inúmeros materiais metálicos, desde os clássicos prateados e dourados até tons mais vibrantes como o cobre e o bronze. As peças refletem a luz de maneira única, conferindo modernidade e ares vanguardistas a qualquer look.

Leia também: Casaco de nylon: como usar a peça hit do inverno 2024

A história dos metalizados na moda

Na antiguidade, as civilizações usavam tecidos tecidos com fios metálicos para criar roupas luxuosas destinadas a reis, rainhas e nobres. O ouro e a prata eram entrelaçados com seda e linho, resultando em peças deslumbrantes que simbolizavam status e riqueza. Esses trajes reluzentes não apenas adornavam o corpo, mas também contavam histórias de poder e prestígio.

Mas, foi no século XX, que os metalizados ganharam novos significados com o surgimento da moda futurista e da cultura pop. Nos anos 60, uma era de inovação e imaginação floresceu na moda, dando origem a um movimento futurista conhecido como “Space Age“. Nesse cenário de otimismo e progresso, os estilistas franceses Pierre Cardin, Paco Rabanne e André Courreges emergiram como figuras proeminentes, desafiando as normas estabelecidas e moldando o futuro da moda com suas criações audaciosas e visionárias.

Estilistas referências da estética Space Age

Pierre Cardin tornou-se um ícone do movimento Space Age ao incorporar elementos inspirados em influências espaciais em suas coleções. Suas peças apresentavam silhuetas geométricas, linhas limpas e cortes ousados, referentes na estética da era espacial e na ideia de um futuro tecnológico e progressista. Então em suas criações, Cardin explorou novos materiais e técnicas de construção, incorporando plásticos, vinil e tecidos metalizados, refletindo a fascinação da época pelo espaço e pela tecnologia.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Enquanto o mundo estava imerso em uma era de mudanças sociais e culturais, outro estilista visionário emergiu para definir o futuro da moda nos anos 60. André Courrèges, com sua abordagem ousada e futurista, revolucionou o mundo da moda com sua interpretação única do metalizado. Courrèges não apenas desenhou roupas, mas esboçou uma visão de um mundo moderno e otimista, onde a tecnologia e o estilo se fundiam em harmonia. Sua abordagem minimalista, linhas limpas e cores ousadas refletiam a estética da era espacial, enquanto o metalizado se tornava um de seus elementos-chave.

O estilista francês não hesitou em experimentar com tecidos inovadores, introduzindo materiais metálicos em suas coleções de moda prêt-à-porter. Seus vestidos de corte geométrico, casacos estruturados e macacões futuristas eram habilmente confeccionados em tecidos reluzentes, criando uma aura de modernidade e sofisticação.

A história dos metalizados na moda é uma narrativa de luxo, inovação e autoexpressão. Então desde os palácios reais até as passarelas contemporâneas, esses tecidos reluzentes continuam a cativar e inspirar, lembrando-nos da eterna fascinação da humanidade pelo brilho metálico é atemporal.

Reflexo dos metalizados nas passarelas e no mundo pop

Seja pela estética do último álbum da cantora Beyoncé, pelos desfiles de grifes como Ralph Lauren na New York Fashion Week, ou pelo tema do Baile da Vogue, é evidente que a tendência dos metalizados veio para ficar. À medida que avançamos para um futuro cada vez mais dinâmico e interconectado, a trend é escolha certa para quem deseja adicionar um toque de glamour e ousadia ao estilo pessoal. 

As casas de Alta Costura mais renomadas da cena fashion, como Louis Vuitton, Schiaparelli,  Alexander Mcqueen, Versace e grifes como Off-White, Vetements e Blumarine incorporam os metalizados em suas coleções de maneiras inovadoras e arrojadas. Mas os vestidos deslumbrantes com lantejoulas cintilantes, saias em tons de dourados e prateados, peças estruturadas com acabamento metálico vêm dominando as passarelas.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Os metalizados têm presença confirmada no guarda-roupas de muitos artistas musicais do mundo pop, sendo incorporados de maneiras surpreendentes e cativantes. Estando presente em videoclipes, performances eletrizantes ou aparições no tapete vermelho, como Zendaya na première do filme Duna 2, onde a artista usou o look Mugler, batizado de mulher robô, desfilado na semana de Alta Costura de 1995 – não há dúvidas que os tons metálicos são ferramentas essenciais para criar looks memoráveis e visualmente impactantes.

Representatividade dos metalizados na sociedade

A moda sempre serviu como um espelho da mentalidade de uma época, e a tendência dos metalizados não é exceção. Por trás do brilho e do glamour, há um movimento cultural e social que impulsiona o desejo por esses tecidos reluzentes, refletindo os valores e aspirações da sociedade contemporânea.

Em um mundo onde a individualidade é valorizada e a auto expressão é fundamental, os tons metálicos representam mais do que apenas uma escolha estética, eles são uma declaração de confiança e ousadia. Mas ao vestir as peças, estamos afirmando nossa presença no mundo, destacando-se da multidão e desafiando as normas estabelecidas.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Além disso, os metalizados também podem ser vistos como uma manifestação da nossa fascinação pelo futuro e pela tecnologia. Com suas cores vibrantes e texturas reluzentes, esses tecidos evocam uma estética futurista, lembrando das possibilidades infinitas que o amanhã pode trazer. Enquanto em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e pela inovação, a trend nos conecta a uma visão de um amanhã brilhante e excitante.

Por outro lado, a tendência também podem ser interpretados como uma resposta à turbulência e incerteza do mundo contemporâneo. Em tempos de crise e instabilidade, o brilho metálico oferece uma zona de escape para um mundo de fantasia e glamour.

Leia também: O retorno do animal print para o inverno 2024

Quais são as peças-chaves metalizadas?

A tendência encontra seu lugar de destaque em uma ampla gama de itens de vestuário e acessórios. Vestidos longos e esvoaçantes capturam a imaginação com seu brilho celestial, enquanto saias e calças metalizadas adicionam um toque de drama a qualquer conjunto. Não se limitando apenas ao vestuário, bolsas reluzentes, sapatos deslumbrantes e até mesmo joias metalizadas elevam instantaneamente o estilo de qualquer pessoa que as use.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Roupas metalizadas

Uma das características mais cativantes das peças de roupas metalizadas é sua capacidade de se adaptar a uma variedade de ocasiões e estilos pessoais. Indo desde um visual de festa luxuoso até para o look urbano descontraído, as peças metalizadas podem ser facilmente integradas a qualquer guarda-roupa, adicionando um toque de glamour instantâneo a qualquer look.

As peças possuem uma presença magnética, de vestidos longos a blusas justas, saias fluidas a casacos estruturados. Mas, os designers têm explorado uma variedade de silhuetas e estilos para incorporar esse efeito luminoso em suas coleções.

Calçados metálicos

Uma das características mais cativantes dos calçados metalizados é sua versatilidade. Então, as peças podem ser facilmente incorporados a uma variedade de looks, desde os mais casuais até os mais formais. O tênis metálico pode transformar instantaneamente um visual básico em algo moderno e cheio de estilo. Enquanto um par de sandálias ou botas metalizadas pode adicionar um toque de glamour ao look da night.

Com seus acabamentos cintilantes em tons de prata, ouro, cobre e bronze, esses sapatos acrescentam um toque de sofisticação a qualquer visual. Então, seja através das sapatilhas, sandálias ou botas, os tons metálicos oferecem uma ampla gama de opções para agradar todos os estilos e preferências.

Acessórios glam

Desde bolsas reluzentes até brincos irradiantes, os acessórios metálicos vêm em uma variedade de formas e estilos, cada um trazendo consigo ares de modernidade e sofisticação. As bolsas metalizadas são as principais escolhas entre as fashionistas que desejam adicionar toques inovadores aos seus looks. Portanto, seja uma clutch prateada para uma noite de festa ou uma tote dourada para um dia de compras. As peças são verdadeiros statement que elevam instantaneamente qualquer look.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Os acessórios também são ótimas escolhas para finalizar os looks com maestria. Pulseiras, gargantilhas, colares, brincos e piercings conferem um toque de drama e glamour a qualquer look, elevando-o de simples a espetacular.

Além da estética, os acessórios em materiais confeccionados em prata, ouro ou cobre possuem uma qualidade atemporal que os torna um investimento valioso. Enquanto algumas tendências da moda vêm e vão, o brilho dos acessórios metálicos permanece um símbolo de elegância e estilo que transcende as estações.

Beleza

Na constante busca por expressão pessoal e originalidade, a tendência dos metalizados tem se infiltrado não apenas nas roupas e acessórios, mas também na beleza, maquiagem e até mesmo nas unhas. A trend adiciona um toque de glamour e sofisticação em diversas  áreas do mundo da beleza.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Sombra metálica em tons vibrantes como cobre, rosa ou azul adiciona profundidade e intensidade ao olhar, enquanto delineadores e lápis metálicos oferecem um toque de brilho elevando o olhar. Os lábios também não são deixados de fora dessa tendência cintilante. Batons e gloses metálicos em tons de prata e bronze proporcionam um acabamento luminoso.

E quando se trata das unhas, os esmaltes são ótimas escolha para nails, que vão dos tons clássicos como prata e dourado aos tons mais ousados como azul e roxo. Portanto, Os esmaltes metalizados oferecem uma infinidade de opções para compor looks ousados e modernos.

Como usar os metalizados no outfit?

No dia-a-dia

Comece adicionando acessórios metalizados ao seu visual. Opte pela bolsa dourada ou o adidas samba prateado, estes acessórios irão instantaneamente elevar qualquer look básico, conferindo estilo e muita personalidade. Mas, outra opção é escolher peças chaves que se tornem o destaque do seu visual, podendo ser um cropped, uma mini saia prateada ou até mesmo um blazer dourado. 

Lembrando sempre de equilibrar os tons metalizados com peças neutras e evitar o excesso de brilho em um único visual. Então, usando essas dicas simples, você pode facilmente incorporar os tons metalizados à sua rotina diária.

look sobre a tendência dos metalizados.
Reprodução/Pinterest

Metalizados no trabalho

Usar tons metálicos no ambiente de trabalho pode parecer desafiador para algumas áreas. Mas com algumas orientações, é possível incorporar esses elementos de maneira elegante e profissional. Escolha peças que apresentem detalhes metálicos sutis, como botões, zíperes ou pequenos ornamentos. Por exemplo, uma blusa branca com detalhes em prata ou uma saia lápis com uma fivela dourada adicionam um toque de brilho sem serem excessivamente chamativas. 

Mas se a proposta é ir além do óbvio, aposte em peças com cortes clássicos e atemporais, como uma calça de alfaiataria aliado a um scarpin prateado ou um blazer com botões e colares em dourado. Isso adiciona um toque de modernidade ao seu visual sem comprometer a formalidade.

Para sair a noite

Quando o sol se põe e as luzes da cidade acendem, é hora de deixar seu lado mais audacioso brilhar – e não há maneira melhor de fazer isso do que incorporar peças metalizadas ao seu look noturno. Comece escolhendo a peça principal metálica, podendo ser um vestido prateado, uma saia reluzente ou até mesmo um cropped com detalhes em bronze ou dourado. Combine a peça it com outros elementos neutros, como sapatos em tons de nude – do tom da sua pele – e finalize com acessórios minimalistas, mas cheios de informação de moda.

Por fim, lembre-se de que a confiança é a chave para arrasar com tons metalizados. Para isso, aposte na tendência com atitude e segurança, assim você se tornará o centro das atenções em qualquer ocasião.

Eventos sofisticados com os metalizados

Para aqueles momentos especiais, como formaturas e festas formais, os metalizados oferecem uma oportunidade única de brilhar e destacar-se com estilo autoconfiança. Para isso, uma ótima opção elegante para as formandas e convidadas é optar por vestidos em tons clássicos de dourado e prata até os mais ousados cobre e bronze. Então, escolha o vestido com detalhes que evidenciem a sua silhueta, com recortes, lantejoulas ou bordados metálicos, conferindo um toque extra de glamour ao seu visual.

Para complementar o look, escolha os acessórios, bolsas clutch reluzentes, sapatos de salto alto prateados, sandálias douradas e jóias em ouro ou rivieras. Que são escolhas perfeitas para completar o visual com classe e elegância.

Leia também: GIRLHOOD: A TENDÊNCIA ULTRA FEMININA QUE VEIO PARA FICAR

Onde comprar peças metalizadas?  

Agora você descobriu como usar a tendência dos metalizados, explore em nosso buscador as peças metalizadas mais amadas do mundo da moda e garanta ares de inovação e modernidade para os seus looks. Não perca tempo, embarque nessa trend agora mesmo!

A Paraíso Feminino conta com um catálogo cheio das marcas mais hypadas do brasil, aproveite e busque agora mesmo a peça que irá elevar o nível dos seus outfits para outro patamar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *