Dicas de look Novidades Tendências

Bikercore: o destaque da jaqueta racing na temporada

Confira tudo sobre a peça inspirada na adrenalina do universo das corridas

Não é de hoje que a moda e o esporte possuem relações estreitas. Nos últimos tempos, o interesse pelo mundo das corridas vem em uma crescente, refletindo a fuga da realidade e a busca por adrenalina, liberdade e emoção em meio ao mundo conturbado em que vivemos. Nesta temporada toda essa movimentação é refletida no bikercore e principalmente na jaqueta racing.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

Na cultura da Fórmula 1, onde a velocidade é o objetivo, a excelência é o padrão, a moda assume um papel de destaque, refletindo não apenas o estilo dos pilotos e suas equipes, mas também a expressão visual emocionante das corridas automobilísticas. Desde os macacões dos pilotos até as icônicas jaquetas das equipes, conhecidas como jaqueta racing, cada peça de vestuário é cuidadosamente projetada para representar o espírito dinâmico e competitivo das corridas.

Leia também: Tendências Outono Inverno 2024

Esporte Fashionista

As jaquetas das equipes são elementos fundamentais da Fórmula 1. Com seus designs ousados ​​e cores vibrantes, essas jaquetas marcadas com o logo dos patrocinadores se tornam verdadeiros símbolos de identidade para os fãs, que as usam com orgulho para mostrar seu apoio às suas equipes favoritas. Além disso, o esporte transcende as pistas e se estende para além dos circuitos. As celebridades, influenciadores e entusiastas da moda são frequentemente vistos nas corridas, exibindo seus melhores looks e acessórios enquanto aproveitam a atmosfera glamourosa e emocionante.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

Já podemos considerar que o esporte é um dos mais estilosos de todos os tempos. Após os gloriosos tempos de Ayrton Senna e Michael Schumacher, a Fórmula 1 passou por uma fase de menos interesse, com quedas de audiência, principalmente entre a nova geração. Para virar esse jogo, a FIA vem criando uma série de ações ligadas à cultura e lifestyle para atingir novos públicos e trazer de volta os velhos e gloriosos tempos à categoria. Prova disso é a referência de estilo Lewis Hamilton, o nome mais pop e fashionista do esporte.

A cada GP, o piloto é fotografado vestindo looks e peças de grandes grifes, algumas delas feitas especialmente para ele, transformando as grandes premiações em uma verdadeira passarela. Sua ousadia já foi inclusive criticada pelos fãs mais conservadores do esporte e motivo de punição. Além disso, o atleta é conhecido por vestir e dar visibilidade a marcas de estilistas negros como Bianca Saunders e Daily Paper.

Com a crescente busca pelo mundo das corridas, o movimento ganhou o nome bikercore, tendo como peça principal as jaquetas da Fórmula 1, que se mesclam com a estética das corridas dos motoqueiros, unindo o mundo esportivo automobilístico, junto com a cultura sobre duas rodas dos amantes das motos.

Mas, o que é o bikercore?

Marcada pelo encontro de uma subcultura enraizada na liberdade das estradas abertas sobre duas rodas e no rugido inconfundível dos motores, a estética é mais do que apenas um estilo de vida: é uma filosofia que celebra a jornada, e não apenas o destino ou o vencedor.

De início, a cultura das motocicletas e as jaquetas racing da Fórmula 1 podem parecer, à primeira vista, duas estéticas completamente distintas, mas ao examinar mais de perto, é possível encontrar uma conexão surpreendentemente profunda entre esses dois universos de estilo.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

O bikercore, que pertence à cultura das motocicletas e das estradas abertas, é caracterizado por uma estética robusta, marcada pelo couro, pelas correntes, patches e detalhes inspirados no universo das corridas. Por outro lado, as jaquetas Fórmula 1 são símbolos da velocidade, precisão técnica e glamour das corridas de automóveis, com designs aerodinâmicos, cores vibrantes e emblemas de equipes lendárias.

A conexão entre esses dois estilos começa a emergir quando se considera o espírito de aventura, liberdade e ousadia que ambos compartilham. Mas, tanto os motociclistas quanto os pilotos de corrida encaram a estrada como um espaço de liberdade e autenticidade, onde podem explorar seus limites e viver uma vida de intensidade e paixão.

As jaquetas racing da Fórmula 1, com sua associação ao mundo emocionante das corridas de automóveis, incorporam elementos de velocidade, tecnologia e inovação – todos valores fundamentais do bikercore. Então, dessa forma, os dois universos que refletem a paixão pelas pistas criam uma estética autêntica, rebelde e com muita emoção.

Nos dias atuais, a estética ultrapassa os limites das estradas, se tornando inspiração para muitas grifes como Miu Miu, Diesel e Balmain, que buscam adrenalina e autenticidade.

Referências no mundo Pop 

Rosalía é conhecida por sua estética única, que combina elementos tradicionais da cultura espanhola com influências contemporâneas e um toque de rebeldia. No álbum “Motomami”, ela mergulha nas raízes do universo das motocicletas, adotando uma atitude audaciosa e incorporando elementos característicos desse estilo de vida nas letras, na sonoridade e até mesmo na arte do álbum.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

As letras do álbum refletem essa conexão com o bikercore, explorando temas como liberdade, amor, poder e autoafirmação, enquanto a sonoridade incorpora elementos do flamenco, do reggaeton e do pop, criando uma fusão sonora única que ecoa a diversidade e a intensidade das estradas. Mas, em “Motomami”, Rosalía captura essa essência com maestria, utilizando imagens e referências que evocam a liberdade, a aventura e a rebeldia associadas aos motoqueiros.

Mas foi Dua Lipa quem encontrou o ponto de encontro entre a onda Motomami e a obsessão fashion dos anos 2000. A cantora britânica traz diversos elementos da tendência em seus outfits. Fazendo um mix entre o couro e a logomania com peças sóbrias e versáteis. 

IMAGEM 5

Destaque para a jaqueta racing Fórmula 1

Feita para desafiar os limites do asfalto, a jaqueta racing  é um símbolo de identidade para os amantes da velocidade. Com sua estética arrojada e funcionalidade impecável, ela se torna um escudo contra o vento e um aliado na busca pela excelência nas pistas.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

O design característico da jaqueta é a combinação de funcionalidade e estilo. Feita originalmente de couro resistente, com enchimentos estratégicos, ela oferece proteção contra o vento, o frio e, em caso de acidente, contra lesões. Seus zíperes assimétricos, colarinho alto e detalhes acolchoados nos ombros e cotovelos não apenas proporcionam uma estética distintiva, mas também servem a um propósito prático, fornecendo maior conforto e proteção ao piloto.

Mas além de sua funcionalidade técnica, a jaqueta racing Fórmula 1 é um símbolo de status e prestígio. Adornada com emblemas de equipes lendárias e patrocinadores de renome, ela é uma prova tangível do talento e dedicação dos pilotos que a vestem. É uma peça de honraria, reservado apenas para aqueles que conquistaram o direito de competir no mais alto nível do automobilismo.

Leia também: Casaco de nylon: como usar a peça hit do inverno 2024

Como usar jaqueta racing?

A estética em alta é uma fusão de identidades, uma celebração da liberdade criativa, autenticidade e individualidade. Usar a jaqueta racing inspirada na Fórmula 1 não apenas adiciona um toque de estilo e atitude ao seu guarda-roupa, mas também evoca a adrenalina das corridas de automobilismo. Confira algumas dicas sobre como usar a peça icônica em seus looks com muito mais personalidade.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

Combine a jaqueta racing com peças casuais

A jaqueta pode ser facilmente integrada a um visual casual. A dica é deixar a peça como o ponto focal do look. Experimente usá-la sobre uma camiseta básica com a calça jeans para um visual descontraído e cheio de estilo. Adicione um o tênis gazelle da Adidas ou botas para completar o visual com um toque esportivo.

Toque urbano com as jaquetas racing

Para um look com pegada urbana, combine a jaqueta racing com peças do streetwear, como uma camiseta estampada, calças cargo e tênis de cano alto. Aproveite para adicionar acessórios para finalizar a composição, como cintos, correntes, bonés e óculos de sol.

Total couro

Se a proposta for a incorporar a estética motomami, a dica é apostar no look total couro. Combine a jaqueta racing com a calça de couro e um top sem mangas. Já nos pés, para um visual sofisticado, aposte nas sandálias metalizadas de tiras ou, se preferir, o tênis casual é uma ótima escolha. Não esqueça o toque glow dos acessórios.

Equilibre a jaqueta racing com peças clássicas

Para um visual sofisticado, combine sua jaqueta com peças clássicas e atemporais, como uma camisa de botão, calças de alfaiataria e mocassins. Assim criamos um contraste interessante entre o estilo esportivo e o estilo clássico, resultando em um look cheio de informação de moda.

Brinque com as cores das jaquetas racing 

As jaquetas Fórmula 1 estão disponíveis em uma variedade de cores vibrantes e ousadas. Porém não tenha medo de experimentar propostas diferentes e sair da sua zona de conforto com a combinação de peças coloridas, desde vermelhos, marrons e azuis vibrantes. Mas se preferir pelo visual mais básico, os tons terrosos ou o clássico preto e branco são ótimas escolhas. 

Usar as jaquetas racing é um grito de coragem para se aventurar pelos caminhos menos percorridos e de se tornar o protagonista de sua própria jornada. Mas, não tenha medo de experimentar e encontrar a combinação que melhor reflita sua personalidade e seu gosto pessoal. Portanto, com essas dicas, você estará pronto para arrasar em qualquer ocasião.

Reflexão das mulheres na fórmula 1

Nos últimos tempos, temos visto a crescente tendência da jaqueta racing no mundo da moda. Essas peças, inspiradas no universo dinâmico e emocionante das corridas de automobilismo, não apenas refletem a estética vibrante e ousada do esporte, mas também ecoam a mudança cultural e social que está ocorrendo dentro do próprio cenário da Fórmula 1: a crescente presença e influência das mulheres.

Nos primórdios do esporte automobilístico, as mulheres raramente eram vistas nas pistas, tanto como pilotos quanto como membros da equipe. No entanto, ao longo do tempo, várias mulheres visionárias desafiaram as convenções e abriram caminho para outras seguirem seus passos.

Jaqueta racing
Reprodução/Pinterest

Um exemplo notável é o de Maria Teresa de Filippis, a primeira mulher a competir oficialmente no esporte. Em 1958, ela participou do Grande Prêmio da Bélgica, abrindo portas para outras mulheres entrarem no mundo da elite das corridas de automóveis. Mas, outra presença notável é a de Lella Lombardi, a única mulher a conquistar pontos no Campeonato Mundial de Fórmula 1.

No entanto, apesar dos progressos feitos ao longo dos anos, as mulheres nas corridas ainda enfrentam desafios significativos. Mas, a falta de oportunidades e a sub-representação continuam a ser questões importantes a serem enfrentadas, mas muitas pessoas dentro e fora do esporte estão trabalhando incansavelmente para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado para todos. 

Leia também: Metalizados: aprenda a usar a tendência do momento

Onde comprar  a jaqueta racing?

A jaqueta representa uma história de estilo, velocidade, rebeldia e precisão técnica. Mas a peça transcende o tempo e reflete o impacto duradouro no mundo da moda e do automobilismo, pela sua capacidade de inspirar gerações de amantes da velocidade e da moda em todo o mundo.

A Paraíso Feminino é um buscador de moda feminina que está repleto com os produtos e as marcas mais amadas no momento. Não perca tempo e busque agora mesmo pela sua jaqueta racing no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *